sexta-feira, 31 de março de 2023

São Pedro e Patrimônio de São Sebastião da Serra (Brotas) - SP

Marcamos um passeio com os amigos até São Pedro, para conhecer a Venda do Brilio.
Nos encontramos no Posto Cherokee, na Anhanguera e partimos por volta das 9h em 7 em motos.

Galera reunida

Pegamos estrada com o dia lindo, típico de inverno, fresco e com céu azul.

Estrada com o grupo

Passamos por Piracicaba, Águas de São Pedro e logo chegamos em São Pedro.

Portal de Águas de São Pedro

Chegando em São Pedro

O local estava lotado. Muitas motos nas ruas e nos estacionamentos.
Estacionamos as motos e fomos dar aquela olhada.

Venda do Brilio

O café da manhã que é servido à vontade estava no final, então decidimos ficar somente nas famosas coxinhas.

Nos acomodamos numa mesa e todos mataram a vontade de conhecer as famosas Coxinhas do Brilio.

Famosas coxinhas do Brilio

Eu & ele

De lá, o pessoal decidiu ir para Jaú e nós, como queríamos filmar represa de Patrimônio, ficamos pela região. Nos despedimos da galera e cada um pegou seu rumo.
Paramos em uma fazenda onde estava ia rolar uma festa.

Festa boa em São Pedro

São Pedro

Seguimos o passeio e paramos em Patrimônio de São Sebastião da Serra, distrito de Brotas, para visitar o parque na represa, para apreciar a natureza e fazer filmagens com o drone. O local já estava cheio de gente se preparando churrasco, nadando na represa e andando de jet ski.

Na represa de Patrimônio

Belíssima represa

Nós

Confira como ficou o vídeo sobre a represa de Patrimônio, produzido pela Digitale Imagens Aéreas.

Após as filmagens, entramos no distrito e paramos para almoçar no Restaurante Cantinho da Luh.

Cantinho da Luh

Almocinho bom demais

Costelinha e torresmo

Igreja de São Sebastião

Almoçamos muito bem e depois demos uma caminhada no entorno. O distrito é um charme.
Depois, ainda partimos para um off road, para apreciar a barragem da represa.

Barragem

Um pouquinho de off road

Rio Jacaré-pepira

Retornamos então para São Pedro, onde paramos para visitar o Mirante do Cristo e conhecer a nova pintura da escadaria, que foi concluída em julho de 2021.

Parada no Mirante do Cristo

Bora encarar a escadaria

Maravilhosa escadaria

Com o Cristo

Panorâmica

Filmando com o drone

Após contemplarmos a bela paisagem e as filmagem da região com o drone, passamos pelo centro de São Pedro para tirar umas fotos.

Letreiro da cidade

Igreja Matriz

Até a próxima São Pedro

Em seguida, pegamos estrada para retornar para casa, passando por Águas de São Pedro e Piracicaba.

Portal de Águas de São Pedro

Rio Piracicaba

USP

Abaixo, o vídeo da Digitale Imagens Aéreas, com o resumo do nosso dia.

Estivemos em São Pedro, em 31 de julho de 2022

Curiosidades sobre São Pedro - SP

• É um dos 29 municípios paulistas considerados Estância Turística
  • Devido a uma escavação a procura de petróleo, descobriu-se fontes de águas medicinais
  • O doce de Jaracatiá, fruta típica da região e colhida apenas em fevereiro, é sobremesa tradicional da cidade
  • Entre os atrativos culturais e históricos, destaca-se o Museu Gustavo Teixeira, que leva o nome de seu filho e poeta maior.
  • No Boulevard Dona Hermelinda, há uma feira de artes e artesanatos com o melhor da produção local
  • A Feira do Produtor, no bairro Santa Cruz, todas as manhã de sábado os moradores da área rural vendem produtos hortifrutigranjeiros, queijos, doces artesanais – e também tem moda de viola para acompanhar
  • A cidade é berço do rio Jacaré-pepira
  • No alto da serra as cachoeiras chamam a atenção pelas quedas naturais, rodeadas de muito verde
  • É lá também que fica o penhasco Cruzeiro do Facão, a destilaria da famosa Cachaça da Diretoria, o antiquário Vila Del Capo, a Igreja Santo Antônio, que guarda uma relíquia do santo de Pádua doada pelo Vaticano, e também a centenária Igreja Presbiteriana Boa Vista do Jacaré – uma das primeiras do Brasil
  • Além da Rampa de Voo Livre, a estância é conhecida por um dos seus mais belos cartões postais, o Parque do Cristo Aureliano Esteves, onde o turista pode apreciar a vista pelo alto e, em dias claros, enxergar municípios vizinhos, como Piracicaba e Rio Claro
  • A nova pintura da escadaria de 124 degraus, que dá acesso à estátua do Cristo, foi realizada pelo artista plástico Lázaro de Oliveira Júnior, o Lajur. O trabalho começou no dia 14 de junho de 2021 e demorou cerca de um mês
  • Aniversário da cidade: 22 de fevereiro

Estivemos em Patrimônio (Brotas), em 31 de julho de 2022

Curiosidades sobre Patrimônio de São Sebastião da Serra (Brotas) - SP

• Mais conhecido como Patrimônio de São Sebastião da Serra, é um distrito do município de Brotas
  • A Represa do Patrimônio está localizada no bairro do Patrimônio, no alto da serra e fica a 25 quilômetros do centro de Brotas. Ocupa uma área de aproximadamente 14,5 hectares. É o ponto de encontro dos habitantes locais que procuram uma diversão sadia, com acesso livre e muita água
  • A represa abriga também muitos turistas que visitam o distrito para se hospedar e encontram no local mais uma bela opção de passeio. Lá os visitantes do local podem praticar atividades de lazer, como: pesca passeios de barco, nado, caiaque e Jet Ski. É local de recreação para famílias passar um final de semana, conta com uma praia na represa e também para pic-nics com churrasqueiras e muita área verde
  • Ao redor da represa, algumas pousadas, restaurantes e muitas cachoeiras a serem exploradas
  • A Usina do Jacaré está situada junto ao rio Jacaré Pepira e é patrimônio arquitetônico da Fundação Energia e Saneamento. Foi inaugurada em 1944 e preserva no seu entorno a natureza que cerca o rio e garante o fluxo da água
  • A igreja de São Sebastião é centro de populares quermesses em janeiro e agosto