sexta-feira, 3 de março de 2023

Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Botucatu, Pardinho e Itu SP

9 de julho - Sábado

Bora encontrar a galera

No mês de julho, rolou um passeio da Beemer para Barra Bonita. A saída oficial foi da BMW Alphaville, SP, mas nos encontramos com o grupo no primeiro ponto de parada, no RodoServ Stop, na cidade de Pardinho.

RodoServ Stop, em Pardinho.

Galera de São Paulo chegando

Aproveitamos a parada, para comer alguma coisa.

Uma pizza sempre vai bem

De lá, seguimos com o grupo formado por 16 motos, para Barra Bonita.

Galera na estrada

Chegamos em Barra Bonita por volta das 12h. Na Ponte dos Arcos, na entrada da cidade, ficamos esperando por alguns minutos, devido ao sistema de "pare e siga"

Ponte dos Arcos: Esperando a nossa vez no "pare e siga"

Estacionamos as motocicletas em frente ao Bar Paulistano e por ali ficamos até o chamado para embarque, realizado pela empresa Primar, proprietária do “Navio Cidade da Cuesta”, no qual faríamos um lindo passeio pelas águas do rio Tietê.

Paramos no Bar Paulistano

Aguardando nosso embarque

Enquanto não chega a hora...

Lindas embarcações

Só alegria

O passeio teve duração de 3 horas e contou com serviço de almoço a bordo, DJ, bar com bebidas e sorvetes e finalizando com uma visitação à Eclusa, que é uma obra de engenharia hidráulica que permite que barcos subam ou desçam os rios em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras), funcionando como elevadores.

Em nossos lugares

Turistando

Ponte do Açúcar

Usina Hidrelétrica de Barra Bonita

Na eclusa

Geladinha

Almoço caprichado

Variedade e bom atendimento

Após o passeio, o grupo seguiu para Botucatu, mas resolvemos ficar pela região e demos um pulo até Igaraçu do Tietê

Igaraçu do Tietê

Belo visual

Portal da cidade

Visitamos a prainha e fomos perto da eclusa, dessa vez, pela cidade.

Hidrelétrica

Maridão aproveitou a tranquilidade e o lindo visual, para subir o drone e fazer umas filmagens.

Subindo o drone

Fim de tarde na Prainha

Tomamos um calde de cana na praça, enquanto contemplávamos a bela vista.

Caldo de cana na praça

Um senhor, morador da cidade, parou para conversar com a gente e perguntou se queríamos trocar de moto, pau a pau. Muito simpático, ficamos de papo com ele, por um bom tempo.

Altos papos

Veja como ficou o vídeo da Digitale Imagens Aéreas, do nosso dia tão cheio de atividades.

De lá, abastecemos a moto e seguimos para Botucatu. Chegamos ao Hotel Primar, da mesma rede responsável pelo passeio em Barra Bonita, e fomos recepcionados com champagne.

Isso sim é recepção

Após o check in, descarregamos as malas e tomamos um bom banho.

Hotel Primar

Enquanto o jantar não era servido, ficamos passeando pelo hotel e tirando fotos. Estava uma noite muito fria.

Conhecendo o hotel

Às 20h, foi servido o jantar, com temática italiana, com muita massa e pizza. Sensacional!

Massas

E mais massas

Após o jantar, aquela boa noite de sono.

Boa noite

10 de julho - Domingo

Café de hotel

Bom dia

No dia seguinte, tomamos um belo café da manhã e ao fechar a conta do hotel, ficou definido que o grupo da Beemer iria direto para Itu. A convite de mais dois casais, resolvemos passear pela região, e visitar o Mirante do Gigante Deitado, que anteriormente estava previsto na programação do passeio.

Bora rodar

Rumo a Pardinho

Fizemos uma bela viagem, pois a região montanhosa é maravilhosa, e a serra, cheia de curvas, perfeitas para um passeio de motocicleta.

Pardinho: Terra da emoções

A região é repleta de estabelecimentos que servem cafés, petiscos, comidinhas, além de esportes radicais.

Venda Vivian

Tirolesa do Gigante

Restaurante Paineira Velha

Deck 976

Varanda Pardinho

Paramos para contemplar a vista do Gigante Deitado, que é simplesmente de tirar o fôlego.

Gigante Deitado

Aproveitamos o lindo visual do local para subir o drone e também fazer vários registros fotográficos

Olha a gente aí

Mulherada

Eu & ele

Galera curtindo o drone

Como nossos amigos não conheciam o Cuesta Café, sugerimos seguir para lá e eles toparam na hora.

Rumo ao Cuesta Café

Cuesta Café

O local estava lotado como de costume e ficamos por ali tirando fotos e batendo papo por um bom tempo.

No Cuesta Café

Ele & eu no Cuesta Café

As belas no Cuesta Café

Galera no Cuesta Café

Como tínhamos horário para encontrar o grupo em Itu, seguimos viagem. Por volta das 12h, chegamos em Itu e paramos no Bar do Alemão, onde estava programado o almoço.

Partiu Itu

Chegando em Itu

Praça de Itu

Chegando no Bar do Alemão

O almoço foi sensacional, como sempre, no tradicionalíssimo restaurante. A conversa correu solta e alegre por todo tempo.

Almoço no Bar do Alemão

Nosso almoço

Ao fim do almoço, combinamos de acompanhá-los mais um pouco e seguimos para uma aventura off-road, atrás de uma certa igreja rural.

Abastecendo para mais um rolê

Em busca de uma tal igrejinha

Na verdade a igrejinha foi só um pretexto para andar na terra, pois pegamos um caminho sem sinalização e com trechos de muuuuita terra fofa. E todos os perrengues viraram motivo de festa e muita risada. Muitas paradas em bifurcações sem nenhuma  noção para onde ir, dois tombos, pessoas engraçadas pelo caminho tentando ajudar e até morador colaborando com água geladinha. Realmente foi uma grande aventura, que no fim tudo deu certo (menos conhecer a igrejinha).

E nada de igrejinha

Em anos de viagens com motocicleta, nunca havíamos pegado uma estrada com terra tão fofa como essa, e só tínhamos como seguir em frente, porque voltar seria muito pior.

Após orientações de um morador, acabamos saindo na Castelo Branco, na cidade de Araçariguama. Nos despedimos da galera e seguimos viagem refazendo todo o trecho da Castelo, que já tínhamos passado antes do almoço.

Água geladinha para todos e indicação de caminho

Já no asfalto, fizemos uma última parada para nos despedir, e o papo ainda rolava sem fim.

Conhecer essa turma e passar esse domingo fantástico, fez valer em dobro, o passeio, que ficou quase tudo registrado pela Digitale Imagens Aéreas. Veja o vídeo:

Chegamos em casa, repletos de terra, às 17h30. A dupla de São Paulo, chegou às 18h40 e a de Santos, às 20h.

Estivemos em Barra Bonita, em 9 de julho de 2022

Curiosidades sobre Barra Bonita - SP

• É conhecida como Cidade Simpatia
  • É considerada uma estância turística
  • Apesar de sua pequena população, foi considerada em 2014, uma das 10 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo
  • É muito conhecida pelos passeios na eclusa do Rio Tietê
  • Cartão de visitas da cidade e o maior patrimônio da cidade, também conhecida como a Ponte dos Arcos. Sua estrutura inteiramente metálica, foi encomendada pelo então presidente da República Campos Salles, importada da Alemanha, montada em Barra Bonita e inaugurada no dia 05 de março de 1915, servindo como principal meio de acesso às regiões que mantinha operações comerciais com Barra Bonita
  • A Usina Hidrelétrica de Barra Bonita represa as águas do rio Tietê, bacia do rio Paraná. Possui quatro turbinas Kaplan com um total de 140 megawats (MW) de potência, a partir de uma queda máxima bruta de 23,5 m. A barragem possui 287 metros de comprimento e a alaga até 310 quilômetros quadrados, com capacidade de 2,6 quilômetros cúbicos de água. Na construção da barragem foram utilizados 500.000 metros cúbicos de concreto. O vertedouro possui capacidade de escoamento de 3.521 metros cúbicos por segundo.
  • Na barragem existe uma eclusa que possui um comprimento de 142,20 metros, largura de 11 metros e o seu desnível é de 25 metros. Esta eclusa é utilizada por embarcações de turismo e carga para transpor para o outro nível da barragem e com isso permitir a continuação da navegação no rio Tietê
  • A eclusa é um tipo de elevador no rio que leva ao barco de um nível para o outro, geralmente para um nível acima do rio. Construída em 1973, a eclusa foi criada para facilitar a navegação transpondo o desnível de 26 metros causado pela Usina Hidrelétrica da área. O passeio é feito por agências de viagens em barcos especializados, afinal, uma atividade tão importante na região não poderia ser feita de qualquer forma. O passeio é feito em navios que comportam até 700 pessoas e oferecem refeições, guias turísticos contando a história e belas paisagens
  • Para quem tem interesse no passeio de barco em Barra Bonita, saiba que existem duas rotas diferentes, feitas pela manhã, que duram cerca de 3 horas cada
  • Um ponto turístico super bacana para visitar é a Praça do Teleférico, que reúne várias atrações em um só lugar e, como o próprio nome sugere, possui um teleférico aberto para passeio. Com 12 metros de altura e 700 metros de percurso, é possível se aventurar na atração e ter uma bela vista de Barra Bonita
  • Para quem quiser saber mais sobre a história do Rio Tietê, não deixe de visitar o Memorial do Rio Tietê, que apresenta documentos históricos do rio, explicam sobre sua fauna e flora e ainda possui um comparativo entre amostras de água do rio em Barra Bonita e em São Paulo, para deixar o viajante bem surpreso mesmo
  • Aniversário da cidade: 19 de março

Estivemos em Pardinho em 10 de julho de 2022

Curiosidades sobre Pardinho - SP

• Distância de Campinas: 209km
  • Conhecida como Terra das Emoções
  • Pequena mas abençoada, destaca-se no cenário turístico pela sua natureza privilegiada incrustrada no front da Cuesta Paulista, a 1007 metros de altitude
  • Proporcionando visão panorâmica de 360º tornando-a cartão postal da região, entre tantos atrativos contempla a melhor vista do Gigante Adormecido (formação rochosa situada no município de Bofete que lembra um gigante deitado)
  • No eixo da Estrada Constantino Pauletti são 8 km de atrativos incluindo restaurantes panorâmicos, mirantes, uma tirolesa de 800 metros, a segunda maior do estado atualmente Atrativos que podem ser visitados por passeios de Buggy por trilhas radicais rodeada de mata nativa, ar puro, água cristalina da serra favorecendo deste a contemplação à radicais aventuras
  • As belas estradas foram premiadas, por quatro anos consecutivos, desde 2015 – prêmio Guidão de Ouro e constam nos circuitos internacionais de montain bike rendendo o título de Cidade Top Destinos 2017 na categoria Turismo de Esportes
  • O conjunto de atributos derivados de seu clima serrano favorecem um terroir próprio proporcionando produtos artesanais de sabores inigualáveis, nossos: queijos da Pardinho Artesanal, cervejas, cafés gourmet e doces caseiros, além de receitas típicas da cozinha caipira mesclada as de origens coloniais: italianas, portuguesas e alemãs
  • Do outro lado da Cuesta paulista, no eixo da Estrada Emilio Roder, são mais 9 km de paisagens únicas de tirarem o folego culminando com o Mirante do Cuesta, onde também se pode apreciar um delicioso café biodinâmico numa charmosa cafeteria panorâmica
  • A cidade tem a maioria de seu território situado em APA - Área de Proteção ambiental numa das principais zonas de recarga do Aquíferos Guarani, o que intensifica e preserva seus ares de cidade campestre entre matas e penhascos proporcionado alvoradas, crepúsculos mágicos e uma indescritível apreciação do surgimento da lua cheia no horizonte, contemplando a via láctea, estrelas cadentes e chuva de meteoros destacando-a entre os melhores céus para apreciação noturna do mundo
  • Seu povo festivo, trabalhador e tradicionalista preserva suas manifestações culturais ligadas a vida rural e gastronomia caipira viva e intensa no seio das propriedades e presente em seu rico e alegre calendário de eventos que proporciona atividades o ano inteiro
  • Voltada para um futuro sustentável que preserve seu patrimônio ambiental e cultural, a maioria dos atrativos situam-se em propriedades particulares e necessitam de agendamento prévio e acompanhamento de guia nativo
  • Aniversário da cidade: 18 de fevereiro

Estivemos em Itu, em 10 de julho de 2022

Curiosidades sobre Itu - SP

• É conhecida como A Cidade dos Exageros
  • É um dos 29 municípios paulistas considerados uma Estância Turística no estado
  • A cidade é famosa por ter diversos objetos de tamanho exagerado, fama esta inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício
  • Já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos "barões do café" e autoridades importantes do país
  • O velho centro é a maior e mais importante herança cultural dos tempos da colônia, e passou a ser transformado em centro histórico e área comercial
  • A Fazenda Parque Maeda é pesqueiro, camping, jardim japonês e possui atrações fixas. A arena da fazenda sedia grandes shows e eventos
  • A cidade conta com vários espaços e centros culturais. O prédio do Espaço Cultural Almeida Júnior foi construído por barões ituanos, sedia o Museu de Arte Sacra, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, a Biblioteca Municipal, e é também um espaço para exposições e eventos
  • A Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), localizada na região central, é uma instituição cultural que abriga o acervo do colecionador e artista Marcos Amaro, além de promover exposições, residências artísticas, projetos e editais
  • A cidade é conhecida como "Roma Brasileira" e abriga o melhor do barroco paulista, destacam-se na região central: a Matriz de Nossa Senhora da Candelária, Bom Jesus, Santa Rita, São Benedito, Carmo e Patrocínio
  • O Museu da Energia tem fachada em azulejos portugueses, conta história da evolução e distribuição da energia no país. O Museu Republicano de Itu sediou a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista e que deu a Itu o título de "Berço da República".
  • O Espaço Cultural Fábrica São Luiz abriga exposições temporárias e eventos, sendo que seu edifício foi inaugurado em 1869 e abrigou a primeira fábrica de tecidos movida a vapor
  • Construída como uma capela, em 1610, a Igreja do Senhor Bom Jesus é a primeira da cidade
  • O Kartódromo Arena Brasil Kirin (anteriormente Arena Schincariol) teve suas obras iniciadas em 1992 e foi inaugurado em 23 de abril de 1994 com a presença ilustre do ex-piloto Nelson Piquet