sexta-feira, 26 de junho de 2026

Expedição Pacífico - Parte 14: Ciudad del Este PY e Pato Branco PR

 30 de Dezembro - Terça-feira

Saímos bem cedo do hotel, sem tomar café da manhã, que seria servido mais tarde.

A fila para deixar o país logo cedo, já era grande, mas fomos informados que motocicleta poderia seguir em frente.

Cruzamos a fronteira Argentina/Brasil e seguimos para Foz do Iguaçu-PR

Fila

Fronteira

Deixamos a moto em um estacionamento e fomos passear na Ciudad del Este, no Paraguai

Shopping

Paraguai

Após umas comprinhas, pegamos estrada por volta das 12h e a primeira parada foi às 13h, em Céu Azul-PR, onde almoçamos no restaurante Sabor Express. Matamos a saudade da comidinha caseira brasileira.

Almocinho brasileiro

Passamos por Lindoeste-PR, com céu azul e estrada boa.

Pórtico de Lindoeste-PR

Igreja Cristo Rei, em Lindoeste

Na cidade de Marmelândia-PR, passamos por uma linda e nova ponte sobre o Rio Iguaçu.

Ponte sobre o Rio Iguaçu

Por volta das 16h30, passamos por Francisco Beltrão-PR. e às 17h30, paramos em Renascença-PR, no Posto Zap.
Seguindo a viagem, ficamos parados na estrada devido a um acidente com um caminhão que tombou e impediu totalmente o trânsito. Foi bem cansativo e atrasou nossos planos. 

Estrada interditada

Com a estrada liberada, seguimos viagem.

Estrada livre

Bora para Pato Branco-PR

Com a viagem atrasada, decidimos parar em Pato Branco-PR para dormir. Chegamos na cidade, às 18h30.

Monumento em Homenagem aos Pioneiros

Matriz Cristo Rei, Pato Branco-PR



31 de Dezembro - Quarta-feira

Nosso destino do dia seria Treze Tilias-SC, porém, vimos na TV na noite anterior que o município estava debaixo d'água, devido às fortes e incessantes chuvas.
Mudamos totalmente os planos e como na região a previsão era somente chuva torrencial, decidimos voltar para casa.

Café da manhã caprichado

Delícia

Saímos do hotel às 8h, debaixo de chuva. Às 9h20, fizemos uma parada para abastecer e ainda chovia.
Às 12h20, paramos na Parada do Mel, em Ponta Grossa-PR, para comer alguma coisa.


Porpeta

Seguimos viagem com chuva. Passando por Jaguariaíva-PR, tiramos as capas e seguimos sem chuva.

Jaguariaíva-PR

Às 14h50, paramos na cidade de Sengés-PR, para abastecer e logo mais, cruzamos a divisa dos estados do Paraná e São Paulo.
Já dava para sentir o gostinho de estar em casa, mas ainda faltava uns 400 quilômetros.

Divisa de estados Paraná - São Paulo

Dali para frente, não tivemos mais registros, pois pegamos uma chuva absurda, principalmente na região de Itapeva-SP, que estava até com a estrada alagada.
Não fizemos mais parada nenhuma e seguimos fortes até chegarmos em casa, às 18h40.
Rodamos no nosso último dia de viagem 950 km.


Casal aventura, em casa

Só temos a agradecer, por mais essa viagem maravilhosa, na qual percorrermos 7.542 km de muita aventura. Maridão é um piloto fera! Ele é O CARA!

7542 km percorridos

E como a gente sempre tem muito gás e muita história para contar, ainda deu tempo de descansar um pouquinho e correr para a casa dos meus pais e passar a virada do ano com eles.
Obrigada 2025 e VIVA 2026!!!

2026 em família


Estivemos em Pato Branco-PR, em 30 e 31 de dezembro de 2025


Curiosidades sobre Pato Branco - PR

  • Distância de Campinas: 950 km
  • Distância de São Paulo: 876 km
  • Boa parte dos colonizadores da região de Pato Branco são advindos do sul, dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul
  • A maioria da população é descendente de italianos e alemães, com uma importante comunidade polonesa e ucraniana
  • O município é um polo universitário, com estudantes de diversos municípios e estados frequentando suas universidades. Conta com o segundo maior Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, depois da capital Curitiba
  • Fico conhecida nacionalmente devido ao seriado Toma Lá, Dá Cá, no qual a atriz Alessandra Maestrini interpretava a empregada Bozena, que vivia contando histórias bizarras de moradores da sua cidade natal, Pato Branco, começadas com o bordão "Lá em Pato Branco daí"
  • Na entrada da cidade, há um monumento em Homenagem aos Pioneiros, do escultor Kalu Chueiri, representa um símbolo de trabalho, coragem e do legado que construiu a cidade
  • Aniversário da cidade: 14 de dezembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário