segunda-feira, 18 de março de 2024

Litoral Catarinense Parte 2: Balneário Camboriú SC - Praia do Estaleiro

...continuação

Quinta-feira - 21 de dezembro

Chegamos na nossa pousada na Praia do Estaleiro, que por sorte, é uma das praias de tranquilas e distantes do fervo de Camboriú.

Chegando na Praia do Estaleiro

Ficamos hospedados na Pousada Oceanas. Fizemos o check in, nos instalamos, tomamos um bom banho gelado, trocamos de roupa e fomos para a praia logo na frente.

Nossa pousada ao fundo

Por ali, apenas dois restaurantes, um embaixo da pousada e outro ao lado, mas preferimos dar uma volta por Estaleiro.

Nossa pousada

Ali por perto, achamos uma pastelaria muito bonitinha, a Toca do Catatau e resolvemos parar.

Eu amo Estaleiro

É pra já

Pedimos pastel e caldo de cana, que foi muito bem servido e tudo muito gostoso.

Dupla pastel e caldo de cana

Matando a fome

Após o almoço, fizemos umas comprinhas para o lanche da noite e retornamos para a pousada.

Bora?

Deixamos as compras no quarto e fomos caminhar na praia.

Vista do nosso quarto

A Praia do Estaleiro está a 12 km do centro de Balneário Camboriú, é considerada uma das mais lindas do balneário e conta com o selo Bandeira Azul (premiação internacional concedida às melhores praias do mundo que possuem gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social).

Tranquilidade

Pintura

É uma praia pacata, com pouquíssimas opções de bares, restaurantes e serviços de praia. Por isso, a dica é ir preparado com cadeiras, guarda-sol, comida, bebida, etc.

Natureza

Fomos caminhando até a Praia do Pinho, nacionalmente conhecida por ser destinada ao naturismo, sendo considerada uma das principais praias de nudismo do país e a mais antiga para naturistas. Não encontramos uma viva alma, a não ser um pescador (vestido), com quem batemos um rápido papo.

Desbravando

A praia possui areia grossa e bem fofa e assim, a caminhada não rende muito, pois a gente vai afundando. Bem diferente e mais cansativo.

Lindo demais

A tarde chegava ao fim e retornamos para a pousada.

Retornando para a pousada

Chegando na pousada

Relax

Sexta-feira - 22 de dezembro

O dia amanheceu lindo e ficamos na varanda, apreciando a vista e o movimento (ou a falta dele).

Bom dia

Fomos tomar café da manhã e depois nos preparamos para passear.

Delícia de café da manhã

Saímos para caminhar até o fim da Praia do Estaleiro, com muito sol na cabeça.

Preservação de restinga

Nessa região, de praias agrestes não é permitido, som, animais e outras coisas.

Recém instalado

Sol na cabeça

Conseguimos achar uma sombrinha, nas pedras, no pezinho do morro, e por ali ficamos.
Enquanto o maridão filmava com o drone, eu relaxava lendo o meu livro.

Ele no drone, eu no livro

Sombrinha abençoada

No fim da praia

Ondas fortes

Recentemente, a praia recebeu banheiro público, ducha, calçada e bancos. Tá tudo bem arrumadinho e bonito.

Beto se refrescando

De volta à pousada

Já com a moto, fomos conhecer a Praia do Estaleirinho.

A Praia do Estaleirinho, é a primeira das seis praias da Interpraias, a Riviera Catarinense. Compreende uma faixa de 700 metros de extensão, com águas fortes e límpidas. Possui hotel e pousadas e uma gastronomia diversificada de frutos do mar. Também conta com certificação internacional Bandeira Azul.
Tem um pouco mais de movimento que a Praia do Estaleiro e é refúgio dos surfistas.

Estaleirinho vista para o lado direito

Estaleirinho vista para o lado esquerdo

Nós

Com a fome já dando sinal, paramos para almoçar em um restaurante super arrumadinho e com comida caseira deliciosa, o Restaurante Costa Tropical.

Hum, que delícia

Após o almoço, fomos conhecer as demais praias da Interpraias.
Na Praia de Taquarinhas, subimos até o mirante.

Mirante de Taquarinhas

De Taquarinhas, fomos para a Praia das Laranjeiras, uma das praias mais movimentadas de Balneário Camboriú e a segunda principal do município. No caminho para a praia, encontramos lojinhas e restaurantes dos dois lados do calçadão.

Praia das Laranjeiras

A praia realmente estava lotada e deu aquela saudade de Estaleiro.

Laranjeiras

Teleférico de Laranjeiras

Mirante das Laranjeiras

Depois do tour, retornamos para a tranquilidade de Estaleiro e fomos caminhar na praia.

Posto dos bombeiros

Tranquilidade de Estaleiro

Boa noite

Sábado - 23 de dezembro

Foi impossível não registrar esse lindo amanhecer no sábado.

Bom dia

Acordamos, arrumamos as coisas, organizamos tudo e fomos tomar café da manhã, que era bem farto e variado.

Café da manhã

Com tudo preparado nos despedimos de Estaleiro e pegamos estrada para o próximo destino, Garopaba.

Bora para o próximo destino

O calor estava bravo e seguimos a viagem toda debaixo de muito sol.

Passando por Itapema

Não foi nada fácil nossas paradas nos pedágios, com o calorão que fazia naquela terra.

Filas nos pedágios

Continua...

Estivemos em Balneário Camboriú, de 21 a 23 de dezembro de 2023

Curiosidades sobre Balneário Camboriú - SC
  • Conhecida como a Capital Catarinense do Turismo, Capital da Música Eletrônica e principalmente por Dubai Brasileira
  • A Ilha das Cabras é um importante ponto turístico e as travessias para a praia próxima de Laranjeiras ocorrem a bordo de navios semelhantes às embarcações piratas do século XVII, que dão uma volta à ilha antes de retornar novamente a cidade
  • A cidade tem uma estátua semelhante ao Cristo Redentor do Rio de Janeiro, chamado "Cristo Luz", mas com algumas diferenças: é um pouco menor que o Redentor e retrata Jesus com um círculo no ombro esquerdo, simbolizando o Sol, que abriga um holofote que brilha para toda a cidade
  • É o segundo menor município de Santa Catarina em área, perdendo apenas para Bombinhas
  • As principais atividades econômicas do município são a construção civil e o turismo
  • O turismo é a principal fonte de renda da cidade. Na alta temporada cerca de 4 milhões de turistas se revezam entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro
  • Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, é considerada um dos principais polos turísticos do Sul do Brasil e recebe turistas de todas as regiões do país e do exterior. São 18 mil leitos divididos entre hotéis, pousadas e casas de veraneio
  • A cidade também é reconhecida pela sua vida noturna agitada
  • Entre os equipamentos turísticos, na Barra Sul do município, tem um teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS e que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras e às demais praias da região sul de Balneário Camboriú: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho
  • Essas praias são interligadas por uma estrada denominada Linha de Acesso às Praias (LAP), mais conhecida como Interpraias, que se estende até os limites do município de Itapema
  • A Praia do Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil
  • A Praia do Estaleiro está a 12 km do centro de Balneário Camboriú, é considerada uma das mais lindas do balneário e conta com o selo Bandeira Azul (premiação internacional concedida às melhores praias do mundo que possuem gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social)
  • FG Big Wheel, a roda gigante mais fotografada com 65m de diâmetro e 82m de altura. Em 36 cabines ventiladas, desfrute de vistas panorâmicas espetaculares da cidade, oceano e Mata Atlântica. Comprometida com a preservação, situada em uma Reserva Natural, oferece uma experiência única e sustentável
  • Oceanic Aquarium possui 140 + espécies em 26 recintos, incluindo tubarões, pinguins e cavalos-marinhos, o aquário promove a preservação ambiental. Localizado na Barra Sul, oferece estacionamento, espaço kids e área de alimentação