terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Mogi Mirim SP - 4° Encontro de Motociclistas

No dia 22 de julho, rolou o 4° Encontro de Motociclistas de Mogi Mirim, com apoio do motoclube Excluídos, que incentivou a doação de alimentos em prol da solidariedade na cidade.

O sábado era de muito sol e pegamos estrada com mais um casal de amigos. Logo chegamos a cidade, que é bem perto de Campinas.

Ao chegar, já vimos que o evento estava bem organizado, pois havia uma área toda reservada para as motocicletas dos visitantes.

Chegando no evento

4º Encontro de Motociclistas de Mogi Mirim

A festa foi realizada na Praça Valter Abrucez (Espaço 250 Anos) e contou com várias apresentações musicais, como Trilogia Urbana, Dona Rock, Stratonantes e a veterana banda Velhas Virgens

Eu & ele

Na sombrinha

No evento, vimos também atrações como luta de braços, exposições de artesanato, barraquinhas com diversas comidas e bebidas e atividades gratuitas para as crianças.

Um torresminho

Bem em frente ao palco, havia uma grande tenda montada, onde conseguimos uma boa mesa e nos
protegemos do sol forte que estava castigando.

Nossa mesa com os amigos

Ao lado da praça do evento, havia o Centro Cultural Lauro Monteiro de Carvalho e Silva, um complexo composto por teatro municipal, museu, salão de exposições, salas de oficinas e com realização de eventos culturais e ações de iniciação artística. Também é ponto de informações turísticas de Mogi Mirim

Conhecendo o museu

Lindas peças

Aproveitamos para visitar a exposição e o  museu, com peças muito interessantes.

Acervo militar

Acervo musical

Visitando o museu

De volta ao evento, assistimos a apresentação da banda Stratonantes, que animou pra valer, a tarde da galera.

Banda Stratonantes arrasou

Assistindo ao show

Hora de ir embora

Na volta, decidimos parar no Bar Villa Maria em Jaguariúna, para aproveitar o restinho do dia e comer algumas coisinhas gostosas.

Mandioca da Villa Maria

Bolinho de costela da Villa Maria

Turma divertida

Para conhecer mais sobre o Bar Villa Maria, confira a resenha no Blog Dicas da Mi.
Após dar aquela boa petiscada, saímos de lá à noitinha e fizemos um bom retorno para casa.

Estivemos em Mogi Mirim, em 22 de julho de 2023

Curiosidades sobre Mogi Mirim - SP
  • É conhecida como Mogi
  • Desde a época dos barões do café e pelas mais variadas expressões da imigração, principalmente a italiana, Mogi Mirim traz consigo características marcantes: a variedade de sua culinária, a fartura e o excelente atendimento. E assim, em 2007, nasceu o Polo Gastronômico de Mogi Mirim
  • A Cachoeira de Cima (represa), fica no leito do rio Mogi Guaçu, onde a construção de uma pequena central hidrelétrica formou um amplo lago. Nas proximidades, encontram-se restaurantes à base de peixes
  • O Centro Cultural Lauro Monteiro de Carvalho e Silva,  possui um teatro para 600 expectadores, o Museu Histórico e Pedagógico Dr. João Teodoro Xavier, conta com alas temáticas com móveis, instrumentos e objetos que fizeram parte da história e cultura da cidade e salas onde se realizam aulas de danças e teatro
  • O Espaço Cidadão é um convite a voltar no tempo e reviver por meio da estrutura física e dos quadros que compõem hoje a Estação Educação, mas que foi a tão famosa Estação de Trem da Companhia Mogiana
  • A Pedreira de Grava, é uma antiga pedreira que foi desativada após o afloramento do lençol freático. Hoje em dia é procurada como ponto turístico pela sua paisagem natural do lago que se formou e no local é praticado a tirolesa
  • Inaugurada em 1875, a Estação Ferroviária de Mogi Mirim foi uma das primeiras da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Fica próxima à área central da cidade e foi desativada em 1979, quando as companhias paulistas já haviam sido reunidas na Fepasa
  • O Complexo Lavapés é um esplendor da natureza para ser contemplada. O Horto Florestal e o Zoológico Municipal abrigam uma área verde magnífica e espécies diversas da fauna e da flora brasileiras
  • A Praça da Matriz traz em vários pontos partes da história que compuseram a cidade
  • A Matriz de São José, situada na praça Rui Barbosa, é reconhecida como um dos cartões-postais de Mogi Mirim. Além de um templo religioso é considerada um marco na história
  • O bosque que abriga o Buncker da Revolução de 22 fez parte da gravação de um filme recente (que inclusive levou 4 estatuetas do VII Festival Internacional FICC)