quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Argentina Parte 4: Córdoba e Villa Carlos Paz

19 de dezembro - Quinta-feira

Ficamos hospedados no Garden Hotel, localizado em uma peatonal (calçadão só para pedestres) bem no centro de Córdoba.
Ao entrar no quarto, gostamos de tudo, principalmente do tamanho e conforto da cama.

Quarto confortável

Tomamos banho e fomos conhecer a concessionária da Triumph da cidade.

Casa Naranja - Orange Card, uma das obras modernas mais importantes de Córdoba

Puente tablada

Rio Suquía, atravessa a cidade

Estádio Kempes

Lindo trabalho em mosaico

Chegamos na Triumph Córdoba e havia uma exposição de arte muito bonita, da artista plástica Veronica Scarlatta. A loja também estava sendo preparada para uma festa que rolaria a noitinha, mas como ainda ia demorar umas horas, não esperamos.

Ride, de Veronica Scarlatta

Depois da visita, retornamos ao hotel.

Pelas ruas de Córdoba

No hotel

Como nosso hotel está localizado em uma rua que não é permitida a entrada de nenhum veículo, deixamos a moto no estacionamento conveniado a uma quadra, o que não foi problema.
Mais tarde, saímos a pé e fomos desbravando a região. A noite em Córdoba é muito agitada e repleta de opções de diversão. Bares, restaurantes, cervejarias, lanchonetes, docerias para todos os gostos.

Peatonal
Decoração de Natal na Plaza San Martin

A belíssima Catedral

A Catedral de Córdoba, Nossa Senhora da Assunção, possui uma arquitetura fantástica e é a igreja mais antiga em serviço contínuo da Argentina. Ela é gigante, ocupa todo um quarteirão e os detalhes são infinitos.

Museo de Arte Religioso Juan de Tejeda
Placa comemorativa 400 anos

Iglesia de Los Capuchinos

Paseo del Buen Pastor

O Paseo del Buen Pastor é um centro cultural muito bem frequentado. Nele podemos encontrar galerias, bares, restaurantes, pracinha com chafariz, lojas e igrejas.
Entre tantas opções, escolhemos a Cervejaria Antares, que a primeira vista parecia pequena, mas era uma grande e charmosa casa.

Cervejaria Antares

Tomamos várias cervejas, comemos muito bem e fomos muito bem atendidos.
Foi uma ótima escolha.

Plancha del Mare
Retornamos a pé apreciando as belezas da cidade, que devido ao horário, estava bem vazia.

O lindo letreiro da cidade

Cabildo Histórico (foi sede da polícia provincial)

Praça San Martin
Casa del Obispo Mercadillo

Quando retornamos para o hotel, a prefeitura estava fazendo a limpeza no calçadão. Uma maravilha!

20 de dezembro - Sexta-feira

O tempo mudou completamente. O dia amanheceu nublado e com vento gelado (que delícia).
Nos dirigimos até a La Real Confiteria, local onde os hóspedes do Garden Hotel tomam café da manhã. Fica a uma quadra do hotel.
Achamos bem bacana tomar café fora do hotel, inclusive por ser um dos cafés mais tradicionais de Córdoba. Localizado em um prédio antigo, possui uma bela arquitetura e por dentro, tivemos a impressão de ter voltado no tempo.

La Real Confiteria

Ambiente interno clássico

O café da manhã servido era o tradicional argentino, composto por suco de laranja, café ou café com leite, uma cesta de pães, medialunas, manteiga e doces.
O atendimento foi impecável.

Tradicional café da manhã argentino

Nos preparamos para pegar estrada e conhecer um lugar que estava na minha "Listinha dos Desejos", a Villa Carlos Paz.
A chuva nos pegou ainda em Córdoba e nos preparamos para enfrentá-la.
Durante o trajeto, a chuva caiu tão forte que não tirei fotos.
Chegando no Camino de las 100 Curvas, a chuva diminuiu e consegui fazer uns registros.

Muita neblina

Lago San Roque

Parada para fotos

Lindo visual

Curvas

Restaurantes na beira da estrada

Dique San Roque

Lago San Roque

Chuva deu uma trégua

Nueva Ponte em Arco

Continuamos o trajeto e chegamos ao centro da vila, onde ficam as lojas e restaurantes.
Ainda chovia, o que estragou um pouco nosso passeio.

A paisagem é de tirar o fôlego e a estrada com suas 100 curvas é de ótima qualidade. O trajeto todo é maravilhoso no qual a serra e o extenso Lago San Roque formam um conjunto fantástico.
A beleza natural do local se completa com o perfeito trabalho de engenharia, o Dique San Roque, que tem a finalidade de canalizar e distribuir água para a província de Córdoba.

Símbolo

Centro

Carlos Paz com chuva

Entre várias opções na cidade, escolhemos um dos restaurantes mais famosos para almoçar, o Villa Paz. Bem tradicional e clássico, almoçamos muito bem e tomamos um bom vinho.

Almoço no restaurante VillaPaz

Carré de cerdo a la ciruela

Após o delicioso almoço, a chuva havia parado e aproveitamos para passear e fazer umas comprinhas.

Alfajores El Nazareno

Restaurante VillaPaz

Centro

Sol

Iglesia Nuestra Señora del Carmen

Museo dos Tratores

Achei que o centro da Villa Carlos Paz lembra Punta del Este, bem charmoso. Compramos lembrancinhas e compramos alfajores e doces, incluindo o tradicional chocolate em rama.
Após um dia maravilhoso em Carlos Paz, pegamos estrada para retornar a Córdoba.

Estrada tranquila e tempo bom

Descansamos um pouco e como na região anoitece mais tarde, ainda saímos para passear com o dia claro.

Varanda do nosso quarto
Paseo de las Flores

Fundos da catedral

Interior da Catedral

Plaza San Martin
El Calbido

Digitais no Museo de la Memória

Na fachada do Museo de la Memória, foram pintadas grandes impressões digitais com os nomes dos cordobeses desaparecidos durante a ditadura militar. Arte muitíssimo interessante.
Paramos para tomar uma cerveja no El Ruedo, um bar/restaurante de esquina, muito bem localizado.

Uma pausa para uma Quilmes

Peatonal

Músicos de rua, incríveis

Turistando

Comprinhas
Os resedás enfeitam toda a cidade

Isso sim é tradição

Depois paramos para conhecer a Cerveceria Craft, que sempre estava lotada. O preço é ótimo, a cerveja deliciosa e durante o happy hour, o valor do pint (la pinta) era bem atrativo.
Ambiente super descolado, adoramos.

Paramos em uma feirinha que estava rolando no Paseo del Buen Pastor, pois adoramos essas feirinhas locais.

Feira

Eu que sou louca por igrejas, fiquei até sem ar em Córdoba, pois além de ter inúmeras, uma é mais linda que a outra.
A Igreja do Sagrado Coração, também chamada de Igreja dos Capuchinhos é uma das mais belas que já vi. Como ela não abre a noite, aproveitamos para conhecer seu interior.

Muitos detalhes

Padre Pio

Interior

Lateral da igreja

Escolhemos a Pizzaria Popular para jantar, também localizada no Paseo del Buen Pastor.
Excelente escolha, pois foi uma das pizzas mais gostosas que já comemos.

Foi uma perfeita noite de despedida de Córdoba. Só deixou o gostinho de quero mais.

Estivemos em Córdoba, de 19 a 21 de dezembro de 2019

Curiosidades sobre Córdoba - AR:

• Distância de Campinas: 2.359 km
  • Distância de São Paulo: 2.362 km
  • É a segunda maior cidade da Argentina
  • Protagonizou vários feitos de muita relevância na história argentina durante o século XX. Foi o centro da Reforma Universitária de 1918, da Industrialização a partir de 1930, da Revolução Libertadora em 1955 e do Cordobazo, um movimento que culminou na queda do governo de Juan Carlos Onganía em 1969
  • É reconhecida por seu patrimônio histórico e religioso, e por sua importância acadêmica, já que aqui funcionaram as primeiras universidades da Argentina
  • Foi uma das primeiras colônias espanholas
  • Dona de um patrimônio histórico reconhecido pela Unesco, a cidade une modernidade e tradição em cada esquina. E, apesar de seus 1,2 milhão de habitantes, a metrópole mantém o charme e a paz
    interioranos
  • O Cabildo Histórico de Córdoba, que foi sede da Polícia Provincial durante boa parte do século passado, incluindo aí os sangrentos anos da ditadura militar argentina (1976-1983)
  • Em 2006, a cidade foi nomeada Capital Americana da Cultura
  • Em 2014 foi eleita pelo canal National Geographic, o NatGeo, como uma das 20 cidades mundiais para se visitar. E, nela e em seus arredores, sobram atividades para o turista
  • Sua área urbana se estende por ambas as margens do rio Suquía, cobrindo todo território
  • O coração da cidade fica na Plaza San Martín e sua Catedral. Como é comum nas cidades argentinas, a praça principal é encabeçada por uma igreja, que neste caso é a Catedral de Córdoba
  • Catedral de Córdoba, datada de 1580, perdeu grande parte da estrutura inicial em um colapso no ano de 1677. Em 1941, foi declarada Monumento Histórico Nacional e passou por extensas obras de restauração de 2007 a 2009
  • A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como Igreja Capuchinha, pertence à Ordem Franciscana e foi escolhida como a Primeira Maravilha Artificial da Cidade. Sua construção iniciou em 1926 e foi concluída em 1934
  • Aniversário da cidade: 6 de julho
Estivemos em Villa Carlos Paz, em 20 de dezembro de 2019

Curiosidades sobre Villa Carlos Paz - AR:
  • Distância de Campinas: 2.401 km
  • Distância de São Paulo: 2.404 km
  • A cidade fica às margens do Lago São Roque
  • Muito procurada pelos amantes dos esportes náuticos para a prática de windsurfe, canoagem e passeios de barco
  • O Caminho das Cem Curvas é um dos atrativos imperdíveis da cidade, com seu trajeto de 11 quilômetros de curvas sinuosas e belíssima paisagem, liga Carlos paz ao Dique San Roque
  • Um cenário surpreendente é o Dique San Roque, um dos cartões postais da cidade
  • O Dique San Roque é uma magnífica obra de engenharia inaugurada em 1944, que se tornou um símbolo da cidade. Um de seus principais atrativos é o funil (embudo) vertedor de tamanho colossal, encarregado de ajustar o nível de água. Fica a 12km da cidade
  • A linda Ponte José Manuel De La Sota, construída no Lago São Roque, foi entregue em 2019 e sua estrutura é orgulho da cidade, pois existe apenas um antecedente no mundo de ponte deste tipo com aduelas, mas com modelo construtivo diferente. A singularidade é que os arcos estão feitos com estrutura pré-moldada
  • O Museu do Trator reúne mais de 250 máquinas exibindo modelos produzidos entre 1880 e 1950. Destaca-se um trator a vapor da marca Case, origem americana; o primeiro trator com tração 4x4 inventado no mundo, com rodas de ferro fabricado em 1925; as primeiras máquinas rodoviárias utilizadas no país; debulhadoras movidas a vapor e um interminável mostruário de exemplares até um Trator Pampa, de fabricação nacional, correspondente à década de 1950