segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Expedição Uruguai - Parte I (Florianópolis-SC e Pelotas-RS)

Tudo combinado com mais dois casais de amigos: roteiro traçado, hotéis reservados e muita ansiedade.
Finalmente, após meses de planejamento, chegou o grande dia da nossa mais longa viagem. O destino? Uruguai.

21 de dezembro - Quinta-feira

Nos encontramos às 5h na Rodovia dos Bandeirantes, e ao contrário do previsto, partimos em duas motos, pois um de nossos amigos, por motivos particulares, sairia somente a tarde.

Saída na madrugada

Começamos nossa viagem e às 6h50 paramos em Embu das Artes-SP, no Gramado Express, para colocar as capas de chuva, pois o céu mandava água. Aproveitamos para tomar um café.

Café da manhã

Seguimos viagem debaixo de muita chuva e paramos às 9h15 paramos no Posto Petrobrás Ouro Verde, na cidade de Registro-SP, para abastecer e ir ao banheiro. Lá encontramos com nossa amiga, que levava a família de carro para Florianópolis e depois seguiria de moto conosco.

Parada em Registro-SP, com muita chuva

Encontrando a galera de Piracicaba

Seguimos viagem e enfrentamos um congestionamento monstro na Serra do Cafezal, que há poucos dias havia sido entregue o novo trecho duplicado. Chuva, caminhões e acidentes. Nada mudou.
Cruzamos os estados SP/PR e nem houve registros de fotos devido a chuva que não dava trégua.
Após todo atraso, às 12h, decidimos parar para almoçar em um restaurante na Regis Bittencourt, em na cidade de Campina Grande do Sul-PR.

Almoço em Campina Grande do Sul-PR

Quintal do restaurante

Parada registrada com nossos adesivos

Após o almoço, ao sair do restaurante, notamos o grande congestionamento e fomos informamos que um grave acidente havia ocorrido. Mais trânsito nos aguardava.
Seguimos com o trânsito tenso e nossa próxima parada foi às 14h40 em São José dos Pinhais-PR, no Posto Tio Zico. Abastecemos as motos, fomos ao banheiro e tomamos café para dar uma animada.

Parada para um cafe em São José dos Pinhais-PR

Seguimos viagem, cruzamos os estados PR/SC e a chuva deu uma trégua, então foi possível começar a fazer uns registros fotográficos da viagem.

A chuva deu trégua

Às 16h50, fizemos uma parada no Posto Sinuelo, em Araquari-SC. O posto tem o título "O Posto Mais Bonito do Brasil". Realmente, é muito bonito e possui uma grande loja da marca Sinuelo, com muito produtos. Tomamos um café, comemos um salgado e não resistimos a comprar uns defumados, que seriam consumidos a noite, ao chegar no hotel.

Posto Sinuelo, em Araquari-SC

O sol deu as caras, então guardamos nossas capas de chuva e seguimos viagem.
Passamos pelas cidades de praia, como Barra Velha, Itapema, Tijucas, e a vista do mar, deu uma animada.

Céu azul em Barra Velha-SC

Camboriú-SC

Chegando em Florianópolis-SC

Finalmente chegamos em Florianópolis-SC e no nosso destino, Hotel Castelmar. Graças a Deus o hotel era excelente muito confortável, pois após 14,5 horas de viagem, merecíamos descansar.

Ponte Hercílio Luz, de 1926

Chegamos ao destino

Castelmar Hotel

Nos acomodamos, relaxamos um pouco e fomos de Uber curtir a noite de Floripa e tomar uma merecida cerveja.
Escolhemos o Books & Beers, um bar que mistura cultura, gastronomia e cervejas artesanais, de frente para a Lagoa da Conceição e com uma decoração impecável.
Jantamos, bebemos cerveja e curtimos muito o local. Para mais detalhes, clique no Blog Dicas da Mi.

Books & Beers

Relax merecido

Excelente cozinha

Demos um passeio a pé pela Lagoa e retornamos para o hotel.

Bela vista

Arte em Floripa

Encontramos com o casal de amigos que acabava de chegar de Campinas. Fomos tomar uma cervejinha para saber como tinha sido a viagem, que apesar de terem saído bem mais tarde, fizeram em bem menos tempo, pois não pegaram congestionamento nem acidentes pelo caminho.

22 de dezembro - Sexta-feira

O dia amanheceu lindo. Tomamos café todos juntos e combinamos de ir para a Praia Mole.

Café da manhã com todos da expedição

Todos prontos para curtir o dia

Demos umas voltas e paramos no Mirante do Morro da Lagoa. Tiramos várias fotos e apreciamos o lindo visual.

Uhuuu, só alegria

Mirante do Morro da Lagoa

Nós

Bora passear

De lá seguimos direto para a praia. Estacionamos a moto e escolhemos o Barraco da Mole, com uma vista privilegiada e um excelente serviço.
Ficamos ali o dia inteiro. Comemos, nos banhamos no mar, curtimos a praia e demos muita risada.

Praia Mole

Vida dura

Bons momentos de descontração

Sombra por favor

Lindo dia

Antes de voltar para o hotel, passamos na Joaquina.

Dunas de Joaquina

Lagoa da Conceição

Beira-mar Norte

No fim da tarde, retornamos para o hotel, descansamos e só saímos para comer alguma coisa. Cada  um foi para um lado, e nós, saímos a pé pelo maravilhoso calçadão e fomos comer comida japonesa no Restaurante Miyoshi Beiramar.

Mirante da av Beira-mar Norte

Restaurante Miyoshi Beiramar

23 de dezembro - Sábado

O dia amanheceu bonito e era dia de pegar estrada rumo a Pelotas-RS.
Malas arrumadas, tomamos um reforçado café da manhã às 6h e seguimos viagem.

Nos despedindo da bela Floripa

Cartão postal

A viagem seguiu tranquila e por volta das 9h, passamos pela bela Ponte Anita Garibaldi, na cidade de Laguna-SC.

Pelo 2.o ano, passando pela Anita Garibaldi

A nova e a velha ponte

Passamos por várias cidades e por volta das 11h, com o tempo começando a fechar, cruzamos os estados de PR/RS.

Fazendas

Mas bah, estamos no Sul

A chuva apertou e precisamos fazer uma parada rápida em Torres-RS. Aproveitamos a cobertura do Posto de Fiscalização Agropecuária/SEAPA para colocar as capas de chuva.

Parada em Torres-RS

Mais a frente, nos surpreendemos com a beleza da BR. Apesar de perigosa devido aos motoristas abusarem da velocidade, a pista é larga, possui flores nos canteiros, o mar acompanha o trajeto e há um belo parque eólico, em Santo Antonio da Patrulha-RS.

Belíssima BR

Logo chegamos em Porto Alegre-RS, onde fizemos uma parada para abastecer as motos e aproveitamos para ir ao banheiro.

Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS

Pelas ruas de Porto Alegre-RS

Seguimos viagem e às 14h, verdes de fome, paramos para almoçar na cidade de Guaíba-RS, na Churrascaria Arrastão. Comida muito boa e ótimo atendimento.

GG com tanta fome que comeu de capacete

Betão e o churrasco, Guaíba-RS

Seguimos viagem e às 14h, paramos para abastecer em Camaquã-RS. Tomamos café, comemos uns docinhos e seguimos viagem.

Parada para abastecer em Camaquã-RS

Bem que eu falei para colocar a capa

O negócio é esperar sentada

Dali para frente, a viagem foi só chuva e chegamos em Pelotas-RS, às 18h20.
Ficamos hospedados no Hotel Pousada do Estudante. Ensopamos o hall da pousada, pois tudo estava encharcado. Fomos muito bem recepcionados pelo Matheus e família.

No hall da pousada em Pelotas-RS

Os quartos eram bem pequenos e foi bem complicado organizar as tralhas. Para compensar, a localização, serviço, cama, lençóis e limpeza, tudo nota 10.
Após um bom banho, saímos a pé para procurar algum lugar para jantar. No meio do caminho, a fachada de um estabelecimento chamou a atenção "Haus Kuchen: O Mundo Maravilhoso das Cucas", impossível não parar.

O rei das cucas: César, da Haus Kuchen

Cucas deliciosas

Loucos para comer as cucas

Conhecemos então o simpático César, que prepara as cucas em vários sabores, além de pães, salgados, bolachas, entre outras tentações. Provamos as cucas e ganhamos outra de presente, a qual comeríamos mais tarde.
Seguimos caminhando e entramos no Armazém Beer para tomar uma cerveja. Continuamos nosso passeio e passamos pelo Mercado Central, com vários bares e restaurantes.

Igreja do Redentor, também conhecida como Igreja Cabeluda
Um brinde no Armazém Beer

Armazém Beer

Mercado Central de Pelotas-RS

Paramos finalmente para jantar no Grelhados Batuva e não poderíamos ter feito escolha melhor. Um restaurante incrível, com ótimo atendimento, ambiente lindíssimo e excelente comida.
Jantamos muito bem e sem pressa. Mais detalhes sobre o Grelhados Batuva, em breve no Blog Dicas da Mi

Jantar no Grelhados Batuva

Cheers

De-li-ci-o-so entrecote

Retornamos a pé para a pousada, arrumamos as coisas e fomos dormir, pois pegaríamos estrada cedo na manhã seguinte.

Estivemos em Florianópolis, de 21 a 23 de dezembro de 2017

Curiosidades sobre Florianópolis - SC
  • Distância de Campinas: 769 km
  • Distância de São Paulo: 695 km
  • É chamada de Ilha da Magia ou Floripa
  • É a capital do estado de Santa Catarina
  • É o segundo município mais populoso do estado
  • Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial contribuem para o crescimento do turismo e atraem recursos que compensam a falta de um grande parque industrial
  • Vilarejos imersos em tradição e história, como Santo Antonio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda resistem aos avanços da modernidade
  • Há três teatros de médio e grande portes em Florianópolis: o Teatro Ademir Rosa, o Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro Pedro Ivo Campos
  • A cidade sedia as orquestras: Orquestra Filarmonia Santa Catarina; Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Orquestra Sinfônica de Florianópolis, Orquestra Sinfônica das Comunidades , Orquestra Experimental do Instituto Federal de Santa Catarina e Orquestra de Cordas da Ilha
  • Na história do esporte da cidade, são destaque o nadador Fernando Scherer, o Xuxa, que conquistou diversas medalhas e recordes mundiais e olímpicos e Gustavo Kuerten, o Guga, considerado o maior tenista brasileiro de todos os tempos
  • A Festa Nacional da Ostra (FENAOSTRA) é reconhecida pela sua peculiaridade, relevância econômica, projeção e consistência
  • Bons passeios no Centro Histórico, na Praça XV, onde encontra-se uma figueira bem antiga, um dos símbolos da ilha
  • As praias de Floripa são um verdadeiro cartão postal. Relatos apontam que Florianópolis tem 42 praias, estudos afirmam que são 100. Assim, a ilha oferece opções para todos os turistas. Ao Leste, o point é dos surfistas e da paquera nas praias Mole e da Joaquina. No Norte estão as concorridas praias Brava, também reduto do surf; e Jurerê Internacional, com paradores, como são chamadas as barracas de praia, bares e boates. Ao Sul, as rústicas vilas de pescadores atraem quem busca tranquilidade e bons restaurantes, como os das praias do Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha.
  • A ponte Hercílio Luz foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado, à sua parte continental, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas. É a maior ponte pênsil do Brasil e possui o 132º maior vão pênsil do mundo. Teve sua construção iniciada em 1922 e foi inaugurada em 1926. A ponte tem 821,005m de comprimento total, sendo formada pelos viadutos de acesso do continente, com 222,504 m, da ilha, com 259,08 m, e pelo vão central pênsil, que tem 339,471 m de extensão. O projeto é de autoria dos engenheiros note-americanos Robinson e Steinman e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos, tendo sido construída por equipe composta de dezenove técnicos especializados norte-americanos e operários catarinenses
  • Aniversário da cidade: 23 de março

Estivemos em Pelotas, em 23 e 24 de dezembro de 2017

Curiosidades sobre Pelotas - RS
  • Distância de Campinas:   1.453 km
  • Distância de São Paulo: 1.381 km
  • É chamada de Princesa do Sul ou Capital Nacional do Doce
  • Todos os anos é realizada a tradicional Fenadoce - Feira Nacional do Doce, com os famosos doces de origem portuguesa que dão fama a Pelotas.
  • Tanto a zona urbana quanto a rural de Pelotas conta com monumentos, paisagens e belas vistas, que levaram a televisão brasileira a escolher o município já por três vezes como cenário para suas produções: Incidente em Antares, cuja locação foi feita na zona do porto; A Casa das Sete Mulheres, gravada numa charqueada na zona rural, e do filme O Tempo e o Vento, cujas filmagens ocorreram no fim de abril de 2012
  • Um dado climático interessante foi a ocorrência de uma precipitação de neve em 1994, 2006, 2008, 2010 e 2012
  • Conta com dois teatros, o Teatro Sete de Abril, que é um dos mais tradicionais e o mais antigo no Brasil, cuja construção é de 1831 e o Teatro Guarani
  • Possui diversos museus: Museu de História Natural Carlos Ritter, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Museu da Baronesa, Museu Histórico Helena Assumpção de Assumpção, Museu do Charque, Museu do Doce, Museu do Futebol, Museu das Coisas Banais, Museu de Arte Sacra João Paulo II, Memorial da Praia do Laranjal Arthur Augusto de Assumpção, entre outros
  • O carnaval de rua de Pelotas é conhecido nacionalmente, pela espontaneidade dos blocos carnavalescos que saem às ruas e garantem a alegria do povo
  • A Catedral do Redentor, também conhecida como Igreja Cabeluda, e que é a sede da Igreja Episcopal Brasileira da Comunhão Anglicana, ficou conhecida por sua característica cobertura vegetal. Ela abriu suas portas em 1892. Sua torre possui 27 metros de altura, e os vitrais vieram de Nova Iorque