sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Férias Parte I: Foz do Iguaçu - Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina, Paraguai)

Programamos nossas férias para a primeira quinzena de julho, e escolhemos Foz do Iguaçu como destino. Ao todo, seis dias de viagem.

4 de julho - Terça-feira

Saímos às 5h30 da manhã e pegamos estrada. Estava muito frio, mas muito frio mesmo. Fazia tempo que não pegávamos um frio desses, 8°.


A estrada estava muito bonita, com o sol querendo dar as caras e muita névoa sob os lagos nas propriedades rurais. Infelizmente não tive coragem de tirar fotos, pois se minhas mãos já estavam congeladas com as luvas, imaginem se eu as tirasse.
Às 7h40, fizemos nossa primeira parada em Avaré, pois a gasolina estava gritando e precisávamos abastecer.
Às 10h, cruzamos os estados de São Paulo e Paraná. Encostamos para tirar fotos da divisa e do Rio Paranapanema. Aliás, foram as minhas primeiras fotos do dia. Apesar do sol, ainda estava frio.

Divida de estados SP - PR

Rio Paranapanema

Por volta das 10h30 fizemos uma parada em Sertanópolis, para abastecer e ir ao banheiro.
Íamos comer alguma coisa para forrar o estômago, mas o almoço já estava sendo servido e achamos melhor almoçar. Foi até engraçado, pois nunca tínhamos almoçado nesse horário, mas fazia seis horas que havíamos tomado café da manhã.
Almoço no Paraná é para os fortes, então pedimos apenas um prato para dois e mesmo assim, comemos muito bem. Deliciosa comida!

Salada para uma pessoa

Pratinho básico para uma pessoa

Seguimos viagem e a próxima parada foi em Campo Mourão, onde havíamos reservado hotel para dormir. O relógio marcava 14h, a estrada estava tranquila, não estávamos cansados, então em comum acordo, decidimos seguir viagem para nosso destino, Foz do Iguaçu.
Cancelamos o hotel, abastecemos a moto, tomamos um café e pegamos estrada.

Rio Ivaí

Dormir em Campo Mourão?

Tomar um café e estrada

O percurso todo foi cercado por propriedades rurais, uma mais linda que a outra. A temperatura havia subido e a estrada era só nossa.

Um país rural



Às 16h45 paramos na cidade de Céu Azul, no Restaurante Pepinão, um lugar sensacional, repleto de opções para comer. Entre abastecer a moto e a barriga, ficamos uma hora curtindo o Pepinão.

Fornada de pães

Pastel gigante e delicioso

Seguimos viagem e o trânsito estava pesado. O sol também estava se pondo e as placas da loja Monalisa começaram a aparecer na estrada.

Parque Nacional do Iguaçu e placas da Monalisa

Fim de tarde

Chegamos em Foz do Iguaçu às 18h30 e confesso que o trânsito pesado e bagunçado me assustou. Era moto táxi por cima da calçada, na contramão, no acostamento, um horror.
Rodamos 1.077 km em 13 horas e 17 minutos de viagem e chegamos ao hotel Águas do Iguaçu às 18h50.

1.077 km em 13 horas e 17 minutos

Chegamos!!!
Muito bem localizado no centro da cidade, em uma avenida com bares, restaurantes, farmácias e todo tipo de comércio. Fizemos check in, tomamos um banhão delicioso e descemos para comer alguma coisa.

Excelentes acomodações

Para nossa surpresa, encontramos nossos amigos hospedados no hotel ao lado e fomos tomar uma cerveja juntos. Nós estávamos chegando e eles, na manhã seguinte, seguiriam viagem.
Quase meia-noite, nos despedimos e fomos finalmente descansar.
Mundinho pequeno

Cervejinha e papo com os amigos Samambaias


5 de julho - Quarta-feira

Totalmente recompostos, acordamos e fomos tomar café da manhã, muito bem servido. Fomos também conhecer a área externa do hotel.

Café da manhã

Área de lazer do hotel

Por volta das 9h30 fomos para o Paraguai, que parecia um verdadeiro formigueiro. Batemos perna até umas 15h, onde visitamos o Shopping Paris, a Monalisa, Shopping China entre muitas outras lojas.

Partiu Paraguai

Em terras paraguaias






Ponte da Amizade

Voltamos para Foz e por recomendação dos nossos amigos de Campinas, fomos almoçar na Churrascaria do Gaúcho.


Churrascaria do Gaúcho

Após o almoço, fomos conhecer a Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khatab, que tem sua arquitetura inspirada no segundo maior centro sagrado do islamismo, a Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.


A mesquita é aberta a visitação pública, porém é necessário seguir e respeitar as normas da cultura islâmica. Lá as mulheres só entram de calça comprida e na entrada, recebem um véu para cobrir os cabelos e ombros.

Mesquita Omar Ibn Al-Khatab

Véu em sinal de respeito

Belíssimo interior



Uma senhora nos contou a história da mesquita e falou sobre os costumes. Em uma TV, transmissão de imagens de Meca, em tempo real.
A mesquita é belíssima e transmite uma paz incrível. Amei a visita.

Nossa guia

Meca em tempo real

Após a visitação, não resistimos a uma doceria árabe, localizada bem em frente a mesquita, a Albayan, repleta de doces tradicionais, como folhados, bolos, mamoules, entre outros.

Irresistível

Doces e mais doces

Tradição

Linda decoração

Já era fim de tarde, mas ainda dava tempo de passear mais, então resolvemos conhecer o Marco das Três Fronteiras.



Meu piloto

O Marco das Três Fronteiras é considerado um dos mais belos e importantes pontos turísticos da cidade de Foz do Iguaçu. Composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, uma em Ciudad del Este e a outra em Puerto Iguazú, que são caracterizadas pelas cores da bandeira de cada país.
O lugar marca o encontro dos rios Iguaçu e Paraná e simboliza a união de três nações: Argentina, Brasil e Paraguai.

As três bandeiras

Rio Iguaçu

Retornamos para o hotel, descansamos um pouco e pesquisamos algum lugar para curtir a noite. Escolhemos o Capitão Bar e para lá fomos.
A noite em Foz do Iguaçu é muito agitada e a maioria dos bares e restaurantes estava cheia. Ao chegar no Capitão, nos deparamos com um lugar bonito e bem frequentado. Apesar de lotado, conseguimos uma boa mesa. Mais detalhes sobre o Capitão Bar, em breve no Blog Dicas da Mi
Comemos, bebemos e retornamos para o hotel para uma merecida noite de sono.

Lotado

Hambúrguer Gourmet


6 de julho - Quinta-feira

Enfim amanheceu o dia pelo qual eu aguardava ansiosa, pois iria conhecer as Cataratas do Iguaçu do lado argentino.
Tomamos um café da manhã reforçado e partimos para a fronteira.

Começando bem o dia

Passamos sem ser parados pela Polícia Federal e atravessamos a Ponte Tancredo Neves, que separa os países. Chegamos na aduana, onde havia uma boa fila, dividida entre moradores e visitantes. Até que fluiu rápido. Apresentados os documentos pessoais e da motocicleta, estávamos em terras argentinas prontos para a curtição.

Polícia Federal

Divisa dos países Brasil e Argentina

Ponte Tancredo Neves nas cores do Brasil


Ponte Tancredo Neves nas cores da Argentina

Aduana Argentina

Puerto Iguaçu

Após alguns quilômetros, chegamos ao Parque Nacional Iguazu, que estava bem movimentado.
Ali começou uma novela:
1. O pagamento para estacionamento e entrada no parque é feito exclusivamente em Pesos Argentinos e não tínhamos tal moeda.
2. A funcionária nos orientou a fazer uma compra na lanchonete ou lojinha, pagar em real e receber troco em peso (esses comércios aceitam outras moedas).
3. Na lanchonete, a compra mínima teria que ser de 100 pesos e tudo era bem caro. Compramos água e recebemos finalmente o troco para comprarmos os ingressos e estacionar.
4. Estacionamento de motocicletas: $ 50,00
5. Ingresso residente Mercosul: $ 400,00






Ingressos na mão, entramos no parque que é muio bem estruturado. Passamos por várias lojas de souvenirs e seguimos caminhando. A uma certa altura, nos deparamos com um trenzinho e agradecidos (vai que o percurso é todo a pé, rs) embarcamos no Tren Ecologico de La Selva, que leva os visitantes até certo ponto do parque.


Passeando de trenzinho

Tren Ecologico de La Selva
Lá desembarcamos e continuamos a caminhada para conhecer o Circuito Inferior. Muito lindo e repleto de quedas.

1ª bela vista

Nuvem de água

Passeio de barco Macuco Safari

Quedas d'água

Caminhando, caminhando e caminhando

Retornamos, embarcamos no trem e fomos até o ponto que dá acesso ao Circuito Superior, que também é maravilhoso. Após muito caminhar e tirar fotos de tudo, chegamos na famosa Garganta del Diablo, que é a queda com maior fluxo das 275 quedas d'águas das Cataratas do Iguaçu, com uma altura superior a 70 metros.

Garganta del Diablo


Garganta del Diablo



Samambaia internacional

O tempo todo carregamos as capas de chuva e enquanto apreciávamos a Garganta, uma nuvem de água muito forte surpreendeu os turistas. Foi uma farra, pois todos ficaram ensopados.
Para falar a verdade, achamos ótimo, pois estava calor e foi uma experiência única.


Continuamos a caminhada e nos deparamos com muitas borboletas coloridas, um grupo numeroso e barulhento da ave gralha-cancã e muitos quatis.

Muitas borboletas

Belíssimas gralhas-cancã

Quati danadinho


Embarcamos novamente no trenzinho e fizemos um prazeroso passeio.
Para visitar o Parque Nacional Iguazu, é importante levar água, passar protetor solar, estar com um calçado confortável e também possuir um mínimo de condicionamento físico, pois o percurso é bem extenso.

Todo percurso

Terminado nosso passeio, fomos dar umas voltas pela bela cidade de Puerto Iguazú.

Exército Argentino - Escuela Militar de Monte


Nos deparamos com um restaurante muito charmoso e decidimos almoçar por lá, apesar de ser quase horário do café da tarde, 16h30.


Il Fratello



Bife de chorizo

Fomos muito bem recebidos no Il Fratello e enquanto escolhíamos nosso prato, degustamos uma Quilmes estupidamente gelada acompanhada de deliciosas empanadas. O ambiente, o atendimento e a comida não poderiam ser melhores, simplesmente fantásticos. Em breve relatarei no Blog Dicas da Mi.

Fazendo amizades

Sem a mínima vontade de ir embora, seguimos viagem e fizemos uma parada no Duty Free Shop, outro lugar imperdível. O único lado ruim de viajar de moto é querer comprar e não ter onde levar. Mesmo assim, ainda fizemos umas discretas comprinhas e nos divertimos bem.

Duty Free




Já era noite, retornamos para Foz e tomamos um merecido banhão.
Descemos para jantar ali mesmo na avenida do nosso hotel e procuramos uma shawarmeria, afinal não poderíamos ir embora de Foz sem provar os famosos shawarmas.

Delicioso Shawarma

Jantamos no Brasa Burger Hamburgueria e Shawarmeria, um lugar bem bacana e com lanches deliciosos.
Retornamos para o hotel e demos uma arrumada nas malas, pois na manhã seguinte, partiríamos para a segunda parte das nossas férias.



Estivemos em Foz do Iguaçu, de 4 a 7 de julho de 2017

Estivemos eCiudad del Este, em 5 de julho de 2017

Estivemos em Puerto Iguazú, em 6 de julho de 2017




Curiosidades sobre Foz do Iguaçu - PR
  • Distância de Campinas: 1.045 km
  • Distância de São Paulo: 1.060 km
  • É conhecida como a Terra das Cataratas
  • É o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul
  • Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu,  uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza
  • A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia. Em 1996, foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis
  • A comida típica da cidade é o Pirá de Foz, porém o Dourado Assado faz grande sucesso na gastronomia local. Anualmente, acontece o Concurso do Dourado Assado, atraindo milhares de pessoas.
  • A culinária libanesa também recebe o seu destaque em Foz do Iguaçu, que possui vários estabelecimentos neste segmento, com destaque para o shawarma, um sanduíche feito com carne ou frango, muito apreciado por moradores e turistas
  • A Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khatab, possui sua arquitetura inspirada no segundo maior centro sagrado do islamismo, a Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.
  • A cidade abriga a segunda maior colônia árabe do Brasil (só perde para São Paulo) e proporcionalmente, a maior comunidade islâmica do país.
  •  O Marco das Três Fronteiras é considerado um dos mais belos e importantes pontos turísticos da cidade de Foz do Iguaçu. Composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, uma em Ciudad del Este e a outra em Puerto Iguazú, que são caracterizadas pelas cores da bandeira de cada país
  • Aniversário da cidade: 10 de junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário