segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Expedição Bahia Parte 2 (Porto Seguro: Santa Cruz de Cabrália, Belmonte, Trancoso, Arraial D'Ajuda)

22 de dezembro: Santa Cruz de Cabrália (Vila de Santo André e Praia do Guaiú), Belmonte (Praia do Mar Moreno e Praia da Caieira)

Depois de uma noite bem dormida, nos encontramos pela manhã e decidimos passear ao norte de Porto Seguro.
O dia estava maravilhoso e estávamos preparados com roupas apropriadas para nos proteger do sol, que estava castigando.

Manhã perfeita

Santa Cruz de Cabrália

Nossa primeira parada foi em Santa Cruz de Cabrália, onde subimos o mirante e pudemos apreciar a linda vista que contempla toda a cidade. Lá se encontra a linda Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVII, a Casa da Câmara e Cadeia, que abrigou a primeira Intendência do Brasil, prédio do século XVIII e as ruínas de um colégio jesuíta do século XVI.

Mirante

Igreja de Nossa Senhora da Conceição ao fundo

De lá, fizemos a travessia de balsa do rio João de Tiba para a Vila de Santo André, um povoado de Santa Cruz Cabrália, localizado em uma área de proteção ambiental.

Balsa para travessia do rio João de Tiba

Só alegria

Vila de Santo André

Apesar de possuir pousadas e restaurantes, o lugar ainda é bem tranquilo.
Escolhemos o Victor Hugo Beach Lounge, para aproveitar parte da manhã.
Ali tomamos um delicioso banho de mar e fomos muito bem atendidos pelos funcionários do restaurante.
Comemos uma deliciosa porção de camarão com lula e decidimos continuar o passeio.

Victor Hugo Beach Lounge

O trio de pilotos

Alma lavada

Bom demais

Seguimos para a Praia do Guaiú e fizemos uma parada no Restaurante da Maria Nilza, um lugar encantador, repleto de detalhes em cada cantinho.
Guaiú é uma praia linda e também bem tranquila, ótima para quem não curte agito.

Guaiú

Detalhes do Restaurante Maria Nilza

Praia de Guaiú

Seguimos viagem para Belmonte, situada a 24 km de onde estávamos. Belmonte é a última cidade ao norte que faz parte da Costa do Descobrimento e é conhecida como a Capital do Guaiamum.
A estrada estava bem esburacada e também haviam vários pontos com a boiada atravessando a pista, ou seja, naquela região é recomendável muita cautela.

Estrada que requer muita atenção

Na entrada da Praia do Mar Moreno, há uma bela escultura de um guaiamum. Produzida pelo artista plástico argentino Miguel Bustos, possui oito metros de altura e é considerada a maior estrutura artística do crustáceo do mundo.

Belmonte e seu guaiamum gigante

Escolhemos a Praia do Mar Moreno para passar a tarde e fomos muito bem recebidos na Barraca do Mar Moreno, onde fizemos uma bela refeição, com deliciosas porções de peixe e um feijãozinho dos deuses.
Em breve, a Barraca do Mar Moreno fará parte do Blog Dicas da Mi.
As ondas e a correnteza nessa praia são fortes e fomos alertados por um morador para não irmos muito para o fundo. A água estava limpa e com temperatura muito gostosa.

Praia do Mar Moreno

As belas

Love

Esse camarada era peça

Peixinho frito

Barraca do Mar Moreno

Depois de uma tarde deliciosa, fomos conhecer a Praia da Caieira, que é modelo de preservação para a população local.
Para chegar até lá, pegamos uma estradinha de areia fina, que fazia as motos dançarem. Paramos um pouco antes e seguimos a pé, pois as motos começaram a patinar.
O local realmente é muito bonito, repleto de coqueiros e barquinhos, mas não possui infraestrutura turística e a principal atração, é o manguezal.

Areia fina e moto sambando

Praia da Caieira

Trio

Amor demais

Amigos nota 10

Pintura de Deus

Já era fim de tarde e decidimos retornar. Quando chegamos na balsa, já era noite.
Estávamos cansados e cada um decidiu o programa da noite. Nós fomos apenas comer um hambúrguer em uma nova lanchonete, a Etc & Tal, que acabava de ser inaugurada, bem pertinho da pousada.

Fome

Retornamos para a pousada e despencamos no sono, pois no dia seguinte, iríamos desbravar o sul de Porto Seguro.

23 de dezembro: Trancoso e Arraial D'Ajuda

O dia amanheceu lindo e logo estávamos reunidos para mais um dia de passeio.
Pegamos a balsa para a travessia até Arraial D'Ajuda e seguimos para Trancoso.

Mais um lindo dia

Comportadinhos na balsa

Chegando em Trancoso, fomos apreciar o famoso Quadrado e a bela vista que ele proporciona de boa parte da orla. A singela igreja de São João Batista completa o cenário maravilhoso.
O Quadrado, na verdade tem a forma de retângulo e ali concentram-se lojas, restaurantes, sorveterias e pousadas, instaladas em lindas casinhas coloridas, um charme. À noite, com uma caprichada iluminação, o local fica ainda mais atraente.

Água de coco para a galera

Colorido do Quadrado

Igreja de São João Batista

Marzão maravilhoso

Artesanato local

Santos protetores

Trancoso

De lá, seguimos para a Praia dos Coqueiros, onde escolhemos a Cabana Lúcia do Espelho para passar umas horas.

Os gringos

Linda Praia dos Coqueiros

Super bem localizada, a cabana possui diversas espreguiçadeiras com guarda-sol na areia e também um amplo espaço interno, muito bem decorado. A cabana é ótima tanto para quem quer petiscar como para quem procura uma refeição completa.

Cabana Lúcia do Espelho

Camarão com gengibre

Cabana Lucia do Espelho

Praia dos Coqueiros

Depois de algumas horas, levantamos acampamento e fomos para Arraial D'Ajuda.
A fome apertou e almoçamos no Tchê BarBaridade, um delicioso prato caseiro de lamber os beiços.

Tchê BarBaridade

Muito bem almoçados, pudemos continuar o passeio. Demos uma volta no vilarejo e o centrinho estava bem animado. O lugar é encantador.
Multicolorido, transmite uma energia ímpar. No local há diversos restaurantes, lojas, docerias e bares.

Arraial D'Ajuda

Descemos a pé até a Praia do Mucugê, uma das mais procuradas pelos turistas devido ao mar ser bastante tranquilo e apresentar lindas piscinas naturais de águas quentes.

Praia do Mucugê

Caminhamos por boa parte da orla e ali, ficamos até o entardecer, onde o visual ficou ainda mais encantador.

Fim de tarde no Mucugê

Já era noite quando chegamos no centrinho e paramos na Gelateria Fior di Latte, onde provamos deliciosos sorvetes.

Charme de Arraial

Gelateria Fior di Latte

Depois fomos até a praça, onde inúmeras barraquinhas de bebidas e comidas ficavam no entorno.
Não podíamos ir embora sem provar o famoso Capeta e realmente o da Barraca da Rose estava muito bom e foi servido com um chorinho caprichado.

Capeta da Rose

Retornamos para a pousada, pois ainda tínhamos que arrumar as malas. Na manhã seguinte partiríamos para mais uma nova aventura, com mais uns 210 km de estrada.