quarta-feira, 30 de junho de 2021

Santos e Guarujá - SP

...continuação

11 de novembro - Quarta-feira

O dia amanheceu lindo, ótimo para uma caminhada sem destino, que é o que mais gostamos de fazer.

A praia estava deserta e caminhamos pelo calçadão em segurança.

Bora caminhar

Fui registrando as novas obras das Muretas de Santos, colocadas na orla recentemente.

Novas artes das Muretas de Santos - Canal 1

Lugar de lixo é no lixo - Canal 6

Ponta da Praia - Canal 6

Ponta da Praia

Percorremos a orla de cabo a rabo e já com fome, retornamos a procura de um lugar para almoçar.

Demos sorte de conseguir uma mesa, no Bar e Restaurante Diferente, que sempre nos atrai pelo movimento intenso e pelo cheiro de comida boa. Em breve, mais detalhes no Blog Dicas da Mi

Cervejinha gelada

Bistecão, arroz, feijão, farofa e salada

Após o almoço, seguimos a caminhada em busca de uma sobremesa. Paramos na Croasonho e comemos um delicioso brownie.

Brownie da Croasonho

Aproveitamos para entrar na tradicional Galeria AD Moreira e fiz umas comprinhas nas minhas preferidas lojas de biquini.

Adoro

Ótima loja

Chegamos em casa no fim do dia, já escurecendo.

A motoca ficou quietinha hoje e nós ficamos exaustos com nossa andança, nos restando dormir.

12 de novembro - Quinta-feira

O sol não apareceu e decidimos passear o dia no Guarujá.

Rumo ao Guarujá

Fila da balsa

Nosso cantinho favorito no Guarujá é a Praia do Guaiuba. Neste dia, estava tranquila, com aglomeração apenas no centrinho, onde se localizam os restaurantes. Mas nós temos o costume de ficar no esquerdo da praia, que é um sossego total.

Refrescando

Nos acomodamos na Barraca Cokinhos, que sempre nos recebe muito bem.

Barraca Cokinhos

Cantinho charmoso e tranquilo

Hora de petiscar

No fim da tarde, caminhamos até a outra ponta da praia, para fazer umas fotos. Que delícia de tranquilidade e visual.

Outra ponta do Guaiuba

Teve até tartaruguinha

Hora de ir embora

Pracinha do Guaiuba

Balsa, tempo fechando

À noite, com chuvisqueiro, descemos no Empório José Menino e mandamos ver um clássico X-Tudo com fritas, delicioso!

X-Tudo

13 de novembro - Sexta-feira

Dia de ir embora desse lugar que tanto amo. Tomamos um cafezão da manhã, arrumamos as coisas e pegamos estrada.

Subindo a serra

Pegamos neblina na subida da Imigrantes, como de costume.

Friozinho e neblina

A estrada estava sem movimento e fizemos uma rápida subida de serra.

Nada de trânsito

Linda serra

Pintura

Fizemos um parada no Posto da Bandeirantes para dar uma esticada nas pernas.

Rapidinho chegamos em casa, felizes com mais uma viagem maravilhosa.

Estivemos em Santos, de 7 a 13 de novembro de 2020

Curiosidades sobre Santos - SP

• É conhecida como Terra da Caridade e da Liberdade
  • É um dos 15 municípios paulistas considerados Estância Balneária
  • O litoral santista é composto por 7 praias em oito quilômetros de extensão
  • Em ordem geográfica, a orla marítima é composta pelas praias do José Menino, Pompéia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia
  • Os canais de Santos hoje possuem mais de 100 anos de idade, são uma marca característica da cidade. Foram construídos por Saturnino de Brito para drenar os terrenos alagadiços da planície santista e conduzir as águas pluviais, que eram focos constantes de doenças nos verões quentes da cidade, ao mar. O sistema combinou planejamento urbano (arruamento das zonas atravessadas pelos canais) e separação estrita entre redes de águas pluviais e rede de esgotos. Hoje servem de pontos de orientação para os santistas, muito mais que os bairros
  • Em 2000, o Jardim de Santos entrou para o Guinness Book of Records, por ser o maior jardim de orla do mundo e um dos mais bonitos. Com 5.335m de comprimento e largura entre 45 e 50m, tem um total de 218.800 mil metros quadrados. Os últimos dados da Secretaria de Meio Ambiente apontam que o jardim tem cerca de 920 canteiros de plantas e mais de 1700 árvores e palmeiras
  • O Grande Hotel José Menino foi primeiro hotel da orla marítima, construído em 1895. Chamava a atenção por conta do glamour e requinte, seguindo os padrões europeus típico das estações balneárias marítimas, como Brighton e Bath. Suas atividades  foram paralisadas em 1956, quando foi desapropriado pelo município e demolido
  • A Ilha do Urubuqueçaba é localizada próxima à divisa com a cidade de São Vicente. Seu nome significa o pouso do urubu e na maré baixa, pode-se chegar até ela
  • O Emissário Submarino é localizado na Praia do José Menino. Oficialmente chamado Parque Municipal Roberto Mário Santini, é um verdadeiro cartão posta da cidade e ponto de encontro de skatistas, surfistas, artistas, turistas, famílias, casais, crianças e esportistas em geral
  • No Parque Municipal Roberto Mário Santini encontra-se o monumento em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa. Obra da artista Tomie Ohtake, foi inaugurado 2008 e restaurado em 2017. Com 15 metros de altura, a escultura tornou-se um marco referencial para a cidade. O local de exibição foi escolhido pela própria artista e a obra é visível desde a Ponta da Praia até São Vicente
  • A Praia do Gonzaga é a mais badalada da cidade
  • Na Praia do Embaré está localizada a linda Basílica de Santo Antônio do Embaré
  • A Ponta da Praia está localizada à entrada do estuário do Porto de Santos. É ponto de partida para passeios pela baía e Laje de Santos, Travessia de balsa Santos-Guarujá
  • O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é um dos principais pontos de mergulho do estado de São Paulo, por oferecer condições muito especiais em termos de visibilidade e profundidade, como também pela grande biodiversidade que o local apresenta. Com profundidades variando entre os dez e os vinte e dois metros, um paredão rochoso abriga uma fauna muito diversificada e exuberante. A distância do litoral (cerca de uma hora e meia de lancha rápida), aponta para uma maior transparência da água, trazendo maiores probabilidades de boa visibilidade
  • O Aquário Municipal de Santos ocupa uma área de 2 mil metros quadrados, com 31 tanques de água doce e salgada com mais de 200 espécies de animais. Inaugurado em 1945 por Getúlio Vargas, foi um dos primeiros aquários públicos construídos no estado de São Paulo e recebe cerca de 500 mil visitantes por ano, sendo uma das principais atrações turísticas de Santos. Em 2008 suas paredes externas foram pintadas pelo artista plástico californiano Robert Wyland
  • O monumento O Peixe, localizado na entrada da cidade, simboliza a cidade marítima e portuária. Obra idealizada pelo escultor, cenógrafo e cartunista santista Ricardo Campos Mota (Rica). São 25 metros de altura e 35 toneladas de aço fornecido pela Cosipa. O material é do tipo Cos-Ar-Cor, também conhecido como patinável, que dá a coloração avermelhada lembrando ferrugem e resiste aos efeitos do tráfego, do sol e da chuva. Foi feito para ser visto de longe, a uma distância de aproximadamente 100 metros, pelos motoristas que trafegam pela estrada
  • A cidade possui uma avançada infra-estrutura turística, com muitos hotéis e flats, bares e restaurantes, agências bancárias, shoppings, centro de convenções, supermercados, museus, centros culturais, universidades, bibliotecas, teatros e cinemas, além de rede hospitalar
  • Possui vários museus, entre eles o Museu do Café Brasileiro, onde funcionava a Bolsa do Café até a década de 1970, Museu de Arte Sacra de Santos, Museu de Pesca, Museu De Vaney,  Museu Oceanográfico, Memorial das Conquistas, Museu do Porto e o Museu do Mar
  • A Escola Radical de Surf da Prefeitura comemorou 27 anos neste ano. Além de ser a primeira da modalidade de caráter público no país, também é pioneira no mundo na inclusão de pessoas com deficiência. Para festejar essa história, a comunidade do surfe, incluindo alunos, professores e surfistas de várias gerações, se reuniu na praia em frente ao Posto 2 e  homenagearam o pioneiro do surfe, Osmar Gonçalves
  • A região com aglomerado de morros está entre a área central e a zona noroeste na cidade, e são identificados como Monte Serrat, Morro Cachoeira, Morro Caneleira, Morro Chico de Paula, Morro Embaré, Morro Fontana, Morro Jabaquara, Morro José Menino, Morro Marapé, Morro da Nova Cintra, Morro Pacheco, Morro Penha, Morro Saboó, Morro Maria Santa, Morro Santa Teresinha e Morro São Bento
  • O Porto de Santos, é o principal porto brasileiro e responde por mais de um quarto da movimentação da balança comercial brasileira. Em 2007, o Porto de Santos foi considerado o 39° maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica Container Management, sendo o maior e mais movimentado da América Latina
  • Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, inaugurado em 23 de novembro de 1998 é o maior e mais moderno terminal de cruzeiros do Brasil, podendo receber até 42 mil passageiros por dia nas operações de desembarque, embarque e trânsito em três transatlânticos. A temporada de cruzeiros vai de novembro a abril
  • Aniversário da cidade: 26 de janeiro

Estivemos no Guarujá, em 12 de novembro de 2020

Curiosidades sobre Guarujá - SP

• É conhecida como a Pérola do Atlântico
  • É é um dos quinze municípios paulistas considerados estância balneária
  • Geograficamente, situa-se na Ilha de Santo Amaro, a terceira maior ilha do litoral paulista
  • A cidade conta com praias urbanizadas e algumas selvagens, acessíveis apenas por trilhas
  • Oficialmente, Guarujá tem 27 praias que juntas somam 22,3 km de extensão
  • Além do litoral, o Guarujá oferece construções históricas e trilhas de ecoturismo. Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser vista e praticada em diversas praias do município ao longo de sua orla
  • O Forte dos Andradas teve sua construção iniciada em 1934 e foi inaugurado em 10 de novembro de 1942, constituindo-se a principal defesa da entrada da Baía de Santos ao sul da Ilha de Santo Amaro. Recebeu esse nome em homenagem aos irmãos Andradas (José Bonifácio, Antônio Carlos e Martim Francisco) que tiveram muita importância durante o período imperial. Atualmente, as instalações do forte são conservadas pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, e formam um exuberante ponto turístico que foi aberto à visitação pública em janeiro de 1994. Nos diversos Mirantes do Forte, o turista vai deparar com as vistas marítima mais bonitas de todo litoral paulista
  • Entre os diversos pontos turísticos, os mirantes do Morro da Caixa D'Água, do Maluf e do Costão das Tartarugas fazem sucesso
  • O Acqua Mundo, localizado na Praia da Enseada, é o maior aquário de água salgada da América do Sul. Além da exposição da fauna e flora aquática o empreendimento também oferece oficinas temáticas, ciclo de palestras, atividades educacionais e acampamento noturno
  • Os locais de maior diversão se concentram principalmente entre as praias de Enseada e Pitangueiras. São restaurantes charmosos, bares, boates, casa de shows, cinema, shoppings, entre outros