segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Santa Branca - SP

Segundona de Carnaval, aproveitamos para conhecer a cidade de Santa Branca. Nos encontramos com os Samambaias às 9h no posto e às 10h, pegamos estrada em 6 motos.

Bora rodar

Estrada tranquila

A estrada estava tranquila e a paisagem muito bonita. Passamos pela represa de Nazaré, pelos túneis da Rod. Carvalho Pinto e logo pegamos a estrada sentido Santa Branca.

Represa de Nazaré Paulista

Sensação de estar indo para a praia

Rumo a Santa Branca

Logo no começo da estrada, fomos parados em uma blitz. O policial pediu que todos descessem das motos para realizar o teste do bafômetro.

Blitz

Teste do bafômetro

Todos liberados

Todos passaram no teste e seguimos tranquilos o passeio. Logo chegamos no portal da cidade, que é conhecida como Cidade Presépio.

Chegamos

Mais um pouco de estradinha

Portal "Cidade Presépio"

Entramos na cidade, que é uma graça. Bem cuidada e com canteiros de flores nas ruas. Uma imagem de Santa Branca se encontra em uma rotatória.

Flores

Canteiros floridos

Imagem de Santa Branca

Folia na praça

Igreja Matriz de Santa Branca

Arredores da praça

Seguimos sentido a Toca do Leitão, lugar que havia lido e queria conhecer. A estradinha era bem bacana, com curvas e lindo visual.

Curvas

Sentido Toca do Leitão

Em um certo ponto, o asfalto acaba e há um pequeno trecho de terra. A Toca do Leitão fica no final dessa rua e a vista para a represa é de tirar o fôlego.

Represa do Rio Paraíba do Sul

Estacionamos as motos e antes de entrar no restaurante, ficamos apreciando a lista vista e a paz que o lugar proporcionava.

Sombrinha para as motocas

Samambaias Selvagens

Nos acomodamos e fomos muito bem atendidos. Petiscamos umas porções que estavam deliciosas. Em breve, mais detalhes no Blog Dicas da Mi

Que lugar gostoso

Porção de torresmo

Porção de tilápia

Sossego

Nós

Por nós, teríamos almoçado por lá, mas alguns amigos quiseram almoçar no restaurante que havíamos sugerido antes de chegar na cidade, o Restaurante Rivers. Então, fechamos a conta e seguimos para o outro restaurante.

Rivers

Nos acomodamos em uma charmosa varanda com vista para o rio. Escolhemos os pratos e após o almoço fizemos uma sessão de fotos. Em breve, mais detalhes no Blog Dicas da Mi

Nosso prato, Tilápia ao Molho de Oliva

Uma bela varanda para a galera

Hora de ir embora

Rio Paraíba do Sul

Por volta das 15h, encerramos a conta e pegamos estrada. Quando estávamos na Rod. Carvalho Pinto, desabou uma chuva muito forte e seguimos com ela praticamente até perto de casa. Não registramos a volta por este motivo.

Estivemos em Santa Branca, em 24 de fevereiro de 2020

Curiosidades sobre Santa Branca - SP
  • É conhecida como Cidade Presépio
  • Fundada em 1832, a cidade ainda preserva parte de sua arquitetura, especialmente no centro da cidade e nas fazendas mais antigas
  • Possui natureza privilegiada, cortada pelo rio Paraíba do Sul, que nessa região é limpo e apreciado por munícipes e turistas
  • A bela represa tem por finalidade a produção de energia elétrica (operada pela empresa Light), além da manutenção do nível de águas do rio
  • O Turismo Rural vem despontando como grande oportunidade de desenvolvimento da cidade, que possui hotéis, hotéis fazendas, pousadas e restaurantes com a cozinha típica do interior
  • A Igreja Matriz foi construída por escravos da primitiva capela, levantada sobre alicerces e paredes de taipa de pilão. Constitui o núcleo gerador do conjunto arquitetônico hoje existente. Está localizada na praça principal da cidade, a Praça Ajudante Braga
  • A Cachoeira do Putim, no ribeirão do mesmo nome, possui uma queda d’água de aproximadamente 50 metros sobre laje de pedras. É uma linda área de lazer e recreação