sexta-feira, 6 de março de 2020

Argentina Parte 7: La Cumbrecita e Santa Rosa de Calamuchita

Seguimos para La Cumbrecita, que estava na minha Listinha de Desejos.
A apenas 40 km de distância de Villa General Belgrano, La Cumbrecita está localizada nas Sierras Grandes do Departamento de Córdoba, no Vale de La Calamuchita. O pequeno refúgio, a 1.450 metros de altitude, é uma vilarejo com menos de 200 habitantes.
O grande diferencial é que por lá não entra carro, a não ser dos moradores, que só os utilizam em extrema necessidade e também dos hóspedes (só para chegar até as pousadas).
A estrada é ótima e o visual das serras é de tirar o fôlego. Fomos bem tranquilos curtindo a paisagem e registrando tamanha beleza.

Sierras Grandes

Rio

Montanhas

Visual lindo

Entramos rapidamente em Villa Berna para dar uma espiada.

Villa Berna

Fim do asfalto

Não conhecia essa linda flor

Seguimos viagem e logo chegamos em La Cumbrecita.

Chegando lá

Para chegar na vila, descemos uma rua de pedras e paralelepípedos.

Quase lá

Amor à primeira vista

Ao final da descida, fomos abordados por um rapaz que se apresentou como guarda turístico e nos orientou a estacionar a moto e comprar o ticket do estacionamento. Na realidade este valor é uma taxa de turismo revertida para manutenção da vila.

Estacionamento (moto tem essas vantagens)

Ele nos orientou a seguir para o Centro Cívico, pedir as informações turística e pegar os mapas.

Informações aos turistas

Após ouvir todas as orientações e com o mapa em mãos, entramos no vilarejo que, segundo a funcionária, em 3h30 e 4 h, conheceríamos tudo.

Arte entalhada, símbolo da cidade

Bienvenido - Pueblo Peatonal

Entrada

O dia estava bem ensolarado mas por sorte, a temperatura estava muito agradável.

Travessia pela ponte

Detalhes

Logo no início da caminhada, cruzamos um rio limpíssimo e o visual do local era apaixonante, com as belas construções de estilo tirolês e muitas flores.
Lá fomos nós pelas ruas de terra desbravar a tão esperada vila.

Flores

Estilo tirolês

Mais flores

Comércio

Seguimos a placa para o Cerro La Cumbrecita e a vista era linda demais. No topo, havia um banquinho para apreciar a paisagem que só não foi perfeito poque não estava na sombra, rs

Cerro La Cumbrecita

No topo

Apreciando

Nós

Mirador

Outro ângulo

Seguimos a caminhada e nos deparamos com uma linda capela (La Capilla), em um dos pontos mais altos do vilarejo. A capela foi projetada por Helmut Cabjolsky, um dos pioneiros de La Cumbrecita, em 1967 e construída com materiais da região.

La Capilla

Interior

Andando mais um pouco, passamos por uma linda área com um restaurante e lanchonete. Tudo muito charmoso.

Escultura em madeira: o duende pescando a truta

Lanchonete e restaurante

Mais a frente, um caminho nos levou a La Olla, uma pequena cascata no meio da floresta que desliza pelas rochas e forma uma piscina natural com mais de 6 metros de profundidade. Que lugar lindo! Muitas pessoas estavam se banhando na piscina.

Um caminho que nos levou....

...a esse lugar maravilhoso: La Olla

La Olla e suas águas cristalinas

Depois, paramos em um riozinho muito lindo, cheio de peixinhos.

Refrescando

Limpíssimo

Passamos então pelo caminho do Lago de Las Truchas.

Belíssimo caminho

Acesso ao lago

Olha eu aqui

Continuamos o passeio e visitamos outras atrações ao longo do percurso.

Sobe, sobe

Escultura de ninfa

Cabana para hóspedes

Árvore exótica
Escultura de duendes

Chegamos na La Fuente, construída com madeira lapacho em 1942, como presente de aniversário do pai, fundador da La Cumbrecita. Possui uma tigela que armazena água e é coroada por um sino que deve ser soado como alarme em caso de incêndio ou emergência, alertando todos os habitantes.

La Fuente

Mais à frente, nos deparamos com uma praça com um tabuleiro de xadrez gigante feito no chão, a Plaza de Ajedrez.

Plaza de Ajedrez

Tabuleiro gigante

Tradicionais placas, claro que compramos uma

Turistando

Linda fachada

Restaurantes

A beleza do rio

Chegamos ao fim do nosso passeio por La Cumbrecita, que no geral, pode ser um tanto cansativo (ainda mais se estiver muito sol). Porém, o visual, a natureza e toda a energia que encontramos por lá, foram compensadores. Um clima realmente mágico, ainda mais com as esculturas de duendes e fadas espalhadas pela floresta.
Nossa dica é que reservem um dia sem pressa, escolham vestimentas apropriadas para a caminhadas, trilhas ou banho e usem filtro solar.

Zorro, símbolo de La Cumbrecita

Pedras e madeira

Pegamos a estrada de volta, que apesar de ser a mesma, foi observada por outro ângulo.

Como não amar?

Sierras Grandes

Chegando em Belgrano, paramos para comer no Ramona Los Reartes, um lugar  misto de armazém, café e restaurante.
Sem querer, paramos em um lugar fantástico, com tudo delicioso.

Lugar nota 10

Ramona Los Reartes

Tortilla de papas

Após o almoço, seguimos para Santa Rosa de Calamuchita, que também fazia parte da minha Listinha de Desejos.

Irmandade
Complexo Del Carmen, pousada

Ao entrar na cidade, nos encantamos com Rio Santa Rosa, que atravessa toda a cidade e é o grande atrativo do local, com suas águas claras e limpas, nas quais os moradores, contemplam e curtem suas horas de lazer. Além do mergulho para refrescar, é comum ver as pessoas tomando sol nas cadeiras de praia ou sentadas nas inúmeras pedras. Assim, entendemos o porquê de tantas cadeiras de praia à venda na região.

O rio e suas pedras

Argentinos curtindo o rio

Bares na beira no rio

Lazer gratuito

A cidade é muito tranquila, limpa e bonita, repleta de bares, restaurantes e comércio.

Paseo Viena

Paseo del Remanso

Nas margens do rio, muitos bares (paradores) e também uma grande área para churrasco. A prefeitura cobra um valor simbólico pelo uso das churrasqueiras. O local é bem estruturado, com mesas e bancos fixos de cimento, sanitários, pias e bebedouros.

Área de churrasco

Paramos para tomar uma cerveja no Parador B e ficamos ali apreciando a boa vida dos argentinos, que sabem curtir e dão muito valor para o que sua cidade proporciona.
Tanto na área de churrasco como na beira do rio, não havia bagunça, sujeira, música alta, nada disso. Apenas vimos muita conversa, pessoas lendo, dormindo, meditando, fazendo exercício, comendo e se divertindo dentro dos princípios da mais pura educação. Parabéns aos hermanos!

Cerveja Cordoba

Um brinde a essa natureza

Experimentamos a cerveja Cordoba, que foi servida bem gelada e claro, acompanhada de amendoim.

Parador B

Curtindo a vida

Continuamos o passeio e fomos para a Rua Libertad, repleta de bares e restaurantes. Estava vazia devido ao horário, mas à noite e aos fins de semana, é um fervo.
A rua é estreita porque as calçadas são largas, projetadas para acomodar as mesas.

Rua Libertad

Tem até passarela

Monumento a la Madre

Já na saída da cidade, nos despedimos passando por uma linda igrejinha, a Capela Santa Rosa de Lima, construída em 1784.

Capela Santa Rosa de Lima

Retornamos para General Belgrano e como o dia por lá termina mais tarde, ainda deu tempo de aproveitar a piscina.

Descanso merecido

Nossa guarda-costas

Compramos uns queijos, embutidos, umas patagônias e encerramos nosso dia desfrutando de muita tranquilidade (muito bem acompanhados).

Churrasqueira charmosa

Nossos companheiros

Férias é isso

Escoltado

Depois de dar uma boa descansada, à noitinha saímos para conhecer uma feirinha bem na frente da pousada. E pasmem, 21h e ainda estava claro.

Feirinha da noite (ainda dia)

Artesanato

Nossa pousada

Descemos para o centrinho e jantamos um delicioso Pollo al Verdeo, no Alter Zeppelin.

Restaurantes lotados

Pollo al verdeo com papas

Jantar de despedida

Não deu nem para acreditar que fizemos tudo isso em um dia só.
As horas por aqui são mágicas. Nosso dia rendeu muuuuito e foi digno de muito agradecimento, pois conhecemos tudo que foi planejado e amamos cada cantinho visitado.

Estivemos em La Cumbrecita, em 22 de dezembro de 2019

Curiosidades sobre La Cumbrecita - AR:
  • Distância de Campinas: 2.475 km
  • Distância de São Paulo: 2.483 km
  • Conhecida como "a cidade que não entra carro"
  • Localizada a 120 km de Córdoba, começou a ser construída em 1935
  • Os alemães e pioneiros na cidade, conhecidos como irmãos Behrend, tinham o intuito de traçar as primeiras estradas na região. Por isso, na década de 30, a criação da vila, com todo um toque germânico, começou a se desenvolver ao lado dos caminhos que atravessam a floresta.
  • Patrimônio da Unesco e a primeira vila pedestre da Argentina
  • O turismo começou a ser levado a sério em 1937, com os primeiros visitantes indo para a cidade escondida. Por volta de 1940, as primeiras casas particulares foram construídas e a cidade adquiriu lentamente o estilo tirolês
  • A cidade está focada no ecoturismo, pode-se caminhar pela cidade (e depois descer) até a cachoeira, uma experiência verdadeiramente paradisíaca
  • As casas de chá são especializadas em Apfelstrudel e bolo de chocolate
  • Hotéis, pousadas e cabanas em estilo alpino estão disponíveis e com permissão, pode-se acampar em qualquer lugar
  • As autoridades comunais declararam a cidade como um ambiente protegido e a partir de 1996, uma "cidade pedonal". Os visitantes devem estacionar seus carros no estacionamento antes da entrada da cidade e depois caminhar pelas ruas de pedra
  • A Capilla foi construído com materiais da região em 1967, a fim de permanecer aberta a todos os credos e dentro, podemos encontrara "Figura de Maria e o Menino", especialmente esculpida na Escola de Gabinete de Obermmergan, na Baviera - Alemanha, para esta capela
  • Muitas esculturas em madeira podem ser vistas pelo trajeto, como um gaúcho e um alemão na Plaza de los Pioneros, duas corujas nas costas, um duende pescando uma truta perto do riacho, ninfas e muitos duendes
  • Esses seres entalhados em madeira guardam a estrada. A matéria-prima é composta pelos restos de ciprestes e cedros que permaneceram em pé após a forte tempestade de vento que em outubro de 2012, derrubou cerca de 500 unidades. Entre as mais antigas, plantadas pelos pioneiros, cerca de 20 foram selecionadas para que o artista Luis Carlos Pérez, da Villa General Belgrano, lhes desse uma nova vida, transformando-as em obras de arte. Assim, você pode explorar a cidade de uma maneira diferente, procurando todas aquelas árvores que foram convertidas em animais locais, pioneiros e personagens de histórias
  • Aniversário da cidade: 9 de setembro
Estivemos em Santa Rosa de Calamuchita, em 22 de dezembro de 2019

Curiosidades sobre Santa Rosa de Calamuchita - AR:
  • Distância de Campinas: 2.448 km
  • Distância de São Paulo: 2.461 km
  • A cidade é cortada pelo Rio Santa Rosa, que é a grande atração, com suas águas limpas e cristalinas.
  • Às margens do rio (nas praias como são chamadas), o cenário é perfeito para relaxar à sombra de uma árvore, deitado em suas imensas rochas
  • Os estabelecimentos no entorno do rio possuem a infraestrutura necessária para que os banhistas aproveitem ao máximo todos os seus espaços verdes, adaptando-os às preferências de adultos e crianças
  • A estrutura para receber o morador/turista é perfeita, com coberturas, churrasqueiras, pias e banheiros excelentes com chuveiros de água quente 24 horas
  • O potencial da natureza vai além do rio, pois este canto do vale pode ser contemplado através de diferentes atividades ao ar livre, como caminhadas, montain bike, trilhas e passeios a cavalo, atravessando as montanhas. Os mais jovens podem montar um “burrito de Córdoba” e passear pela cidade
  • O monumento La Madre foi inaugurado em 17 de outubro de 1972 em homenagem a todas as mães. Ele representa uma mãe com seus dois filhos
  • São inúmeras atrações, entre as quais a Ponte Pênsil, a Feira de Artesãos e o Parque Temático
  • Festa patronal é comemorada no dia 30 de agosto cada ano, em homenagem a Santa Rosa de Lima, padroeira da cidade e de toda a América. Esta Semana Santa é venerada por uma semana, com diferentes eventos culturais, exposições e exposições religiosas
  • Em fevereiro, acontece o Carnaval na Avenida Costanera, com a alegria de crianças e adultos, fantasias e dança
  • A noite na cidade é muito animada, com bares, restaurantes e eventos de música, arte e cultura