segunda-feira, 2 de março de 2020

Argentina Parte 6: Villa General Belgrano

21 de dezembro - Sábado

Chegamos em mais um lugar que estava na minha Listinha dos Desejos, a Villa General Belgrano.
A Villa General Belgrano foi fundada em 1930 por dois especuladores alemães atraídos pelo seu potencial agrícola. Está situada no centro da República Argentina, em um lugar privilegiado do Valle de Calamuchita. Cercada por montanhas, a bela cidade se encontra entre os dois grandes lagos: Los Molinos e Embalse de Río Tercero.
E um verdadeiro pedacinho da Alemanha na Argentina.

Portal da cidade

A primeira impressão foi ótima, pois a cidade é um charme, limpa, florida, alegre e estava movimentada.

Chegando na cidade

Nos dirigimos a pousada e logo estávamos acomodados na aconchegante La Posada de Akasha. Nosso quarto era o Bemol, e a proprietária nos explicou que todos os quartos tinham nomes das notas musicais.

La Posada de Akasha

Nosso quarto, Bemol

Após um bom banho, saímos a pé e notamos que estávamos muito bem localizados, pertinho de tudo.
Na rua da nossa pousada, havia um kiosco, espécie de mercadinho que vendia de tudo um pouco. Paramos para dar uma espiada e compramos umas frutas para ir comendo no caminho.

Frutas deliciosas

Empanadas

Queijos

Chegamos na Av. Julio Roco e a cidade nos lembrou muito Monte Verde-MG, repleta de bares, restaurantes, cafés e das mais variadas lojinhas. As flores são um espetáculo à parte e embelezam ainda mais a cidade.

Torre do Relógio

A Torre do Relógio é um mirante que garante uma vista paradisíaca de toda a cidade, mas para isso é preciso enfrentar 98 degraus. Não estava aberto nos horários que passamos por ela.

Pizzeria

Restaurantes

Lojinhas

Por todos os lados, haviam duendes na decoração dos comércios e pousadas, afinal, estávamos em um vale encantado.

Duendes

A vila é caracterizada por sua arquitetura tipicamente bávara, com os tetos a duas águas, tijolos vermelhos e abundante uso de madeira. A gastronomia segue o mesmo estilo e a cidade é a terra da cerveja artesanal.
Paramos para comer e experimentar nossa primeira cerveja no Fritz & Franz, um lugar muito bacana e alegre.

Fritz & Franz

IPA

Lomito completo

Viva

Depois continuamos a caminhada e a próxima parada foi na Cervejaria Brunnen, onde experimentamos 4 tipos de cerveja. Como sempre, o amendoim acompanha as cervejas.

Cervejaria Brunnen

Cervejas Brunnen

Mais um brinde
A conta

A maioria das lojas estava fechada, pois era hora da siesta, costume do país seguido à regra, onde eles dormem das 13h às 17h (ou mais). No fim da tarde, o comércio reabre e as ruas lotam.

Siesta estendida, rs

O chocolate também é uma referência na cidade, tanto que a Festa do Chocolate Alpino é uma das principais atrações de Villa General Belgrano, onde reúne delegações de todo o país e de diferentes comunidades, mostrando suas danças, músicas e trajes e é realizada desde 1964.
Entramos na Capilla Vieja, fábrica que existe desde 1980. Uma tentação com seus infinitos tipos de chocolate.

Muito interessante

Voltando para a pousada, encontramos uma grande turma de motociclistas chegando na cidade.

Chagando na pousada e fomos relaxar na piscina tomando umas Patagônias.

Momento relax
Refrescando

Descansamos um pouco e a noitinha, saímos de moto pela cidade, pois iríamos jantar em um restaurante localizado na rodovia. Aproveitamos para dar umas voltas e conhecer um pouco mais da Villa.

Anoitecer

Restaurantes lotados

General Belgrano fica ainda mais bonita a noite, com todos os bares e restaurantes iluminados, músicos tocando seus repertórios nos comércios, lojas abertas e tudo lotado.
A variedade de bares e restaurantes é surpreendente.

Muito charmoso

Seguimos então para o nosso destino e fomos conhecer o restaurante La Rueda, escolhido entre tantos, devidos aos inúmeros elogios que lemos nas redes sociais.

La Rueda

O restaurante é um charme, todo rústico e bem aconchegante. Fomos recebidos pelo proprietário Luis, que muito simpático, abria as portas para todos que chegavam.

Ambiente

Malbec

A noite foi muito agradável e comemos o melhor chorizo de nossas vidas. Simplesmente incrível!

O melhor!

Após o jantar, fomos ao centro da cidade e paramos em uma feirinha de Natal.

Feirinha

Lindo trabalho de escultores da cidade

Plaza Jose Hernandez

Quando chegamos na pousada, a pastora alemã Lady, estava nos aguardando.

Lady nos aguardando

22 de dezembro - Domingo

Dormimos muito bem e acordamos sem pressa, já que o café da manhã era a partir das 9h.

Café da manhã a partir das 9h

O dia amanheceu fresquinho, então aproveitamos para tomar um solzinho enquanto aguardávamos o horário do café.

Um solzinho para esquentar

Quer outra vida?

A Lady também estava despertando

Medialuna doce com doces

Eu particularmente, estranho bastante o café da manhã na Argentina, pois se come muito doce e eu não sou de doce, muito menos pela manhã.
Tomado o café, que graças a Deus é muito bom (forte e encorpado), nos arrumamos para conhecer La Cumbrecita.

...continua

Estivemos em Villa General Belgrano, de 21 a 23 de dezembro de 2019

Curiosidades sobre Villa General Belgrano - AR:
  • Distância de Campinas: 2.448 km
  • Distância de São Paulo: 2.451 km
  • A cidade se localiza no Vale da Calamuchita, em meio às colinas de Córdoba e a 80 km da capital da Província
  • A região foi fundada nos anos 30 por alemães e carrega muita influência na arquitetura bávara e na gastronomia do país
  • A primeira Oktoberfest ocorreu em 1963 e recebeu nome de “La Fiesta Nacional de la Cerveza” , evento que atrai multidões todos os anos e é considerada a terceira maior do mundo (em 2017, reuniu 150 mil pessoas)
  • Durante todo o ano, há passeios guiados por cervejarias locais nos quais os visitantes podem conhecer de perto como funciona a produção de cerveja artesanal e degustá-las
  • Um dos principais atrativos turísticos que este povo oferece aos seus visitantes é a gastronomia como Schwarzbrot, Schlachtplatte, Leberwurst, Apfelstrudel, Goulash mit Spatzle, entre outros
  • A Festa do Chocolate Alpino é uma das principais da cidade, onde reúne delegações de todo o país e de diferentes comunidades, mostrando suas danças, músicas e trajes típicos. Realizada desde 1964 e durante o primeiro fim de semana e a segunda em outubro, lembrando a colheita da cevada na Alemanha. Desde 1972, foi declarado feriado nacional
  • A arquitetura é típica bávara, com tetos a duas águas, tijolos vermelhos e abundante madeira. A madeira também é muito utilizada nas fachadas, varandas e decoração. Outro material muito utilizado para revestimentos e muros é a pedra natural
  • A Torre do Relógio é uma das atrações, seu mirante garante uma vista paradisíaca de toda a cidade, mas para isso é preciso enfrentar 98 degraus
  • O Passeo de los Arroyos, fica a apenas dois minutos do centro e é um lindo caminho que cruza vários riachos, perfeito para se conectar com a natureza e ter (mais) tranquilidade
  • A composição étnica em sua maioria é composta por nativos de ascendência alemã, suíça, austríaca, italiana, húngara e espanhola
  • As bancas vendem semanalmente o Idioma Alemão , o Argentinisches Tageblatt, entre outros jornais alemães, e a igreja realiza cultos de domingo em alemão e espanhol
  • As crianças são alfabetizadas em alemão e espanhol
  • A siesta é um habito de descansar após o almoço levado muito a serio. O comércio reabre no fim da tarde. Normalmente os restaurantes ficam abertos durante a siesta, pois os Argentinos almoçam tarde, seguem para o descanso e voltam a trabalhar ao anoitecer
  • Graças a seu clima mediterrâneo, Villa General Belgrano permite a seus habitantes e turistas, desfrutar de 300 dias de sol ao ano