terça-feira, 4 de junho de 2019

Férias Parte III: Ilha Grande RJ

25 de dezembro - Terça-feira

O café da manhã foi especial devido ao natal e estava realmente maravilhoso, o que foi muito bom, pois era dia de fazer a trilha que nos levaria até a Cachoeira da Feiticeira.

Manhã de Natal

Arrumamos nossas mochilas e seguimos em direção ao Aqueduto. Logo de início, uma super subida nos aguardava.

Bora para a trilha

Logo chegamos ao Poção, formado por água corrente limpíssima e gelada.

Poção

Continuando a caminhada, chegamos nas Ruínas do Lazareto, uma linda construção do ano de 1893, que foi edificada com pedras e óleo de baleia. O centenário Aqueduto era uma ponte para transportar água da represa na montanha para os prédios do Lazareto. Hoje é um dos poucos sítios históricos da Ilha Grande que pode ser facilmente visitado. O local hoje é tomado por grandes árvores e apenas alguns arcos podem ser apreciados.

Ruínas do Lazareto

Construção de 1823

Continuamos a trilha e chegamos em uma bifurcação: Cachoeira da Feiticeira ou Praia da Feiticeira e seguimos sentido cachoeira.

Sinalização

A trilha toda era muito bem sinalizada. Havia bastante pedra, subidas e em certos pontos, o trajeto era bem estreito.

Mata fechada

Já escutávamos o barulho da cachoeira e em certo ponto, também avistamos o lindo mar.

Uau, que visual

Pegamos mais umas subidas e chegamos a bela Cachoeira da Feiticeira.

Cachoeira da Feiticeira

Após a visitação na cachoeira, seguimos sentido a Praia da Feiticeira.

Rumo a praia

Chegamos em uma área com muitas pedras e água corrente limpinha, o que foi ótimo para refrescar, pois estava bem abafado.

Mais trilha

Seguimos por mais uns kms e chegamos na Praia da Feiticeira, um cantinho muito lindo.

Nosso cantinho

Achamos uma pedra para colocar nossas coisas e nos dirigimos a uma deliciosa ducha natural, bem gelada.

Barraca de bebidas e ducha natural ao fundo

Havia uma barraca de bebidas e pedimos uma caipirinha de maracujá que estava deliciosa. Também tomamos cerveja estupidamente gelada.

Delícia de caipirinha

Fomos ao mar e ficamos um bom tempo relaxando na água. A Praia da Feiticeira é bem tranquila e possui mar calmo e de coloração verde. Em um canto, as pedras formam uma linda piscina natural. As árvores oferecem ótimas sombras, perfeitas para proteger do sol.

Últimos momentos de sol

Descanso merecido

Nós

Como eu já havia lido, essa praia é a cereja do bolo para quem termina a Trilha da Feiticeira.

Olha eu lá

Alongamento

Para retornar para Abraão, pegamos um taxi boat e fizemos um lindo passeio de volta, com chuva.

Tchau Praia da Feiticeira

R
Retorno

Nossa trilha: 6,61 km

Fim de tarde, saímos para passear na vila e decidimos almoçar ou pelo horário jantar, uma massa, em uma cantina italiana.

Vila

Lindo trabalho

Almojanta
Fome

Depois fomos passear para outras bandas e paramos para tomar uma cerveja no Kebab Louge, um show de lugar.

Gelada

Kebab Lounge

À noitinha, a chuva nos pegou no pier e então fomos descansar.

Tempo fechou

26 de dezembro - Quarta-feira

Bom dia!!!! Alguém aqui amanheceu mais velha, ops, mais experiente. Meu aniversário, dia especial e de passeio especial.
Reservamos a data para conhecer a Praia de Palmas. Compramos nossa passagem e saímos cedo.

Ao chegar em Palmas, deixamos nossas coisas no Restaurante Palmas e saímos para caminhar. Fizemos toda extensão da praia, que não é muito grande, porém, é belíssima.

Pier de Palmas

Sombra

Tranquilidade

Beleza natural

Andamos de uma ponta à outra

Um quadro

Dava para ficar ali o dia todo tirando foto, pois tudo era lindo. Vimos pousadas, casas para alugar, camping, igrejinha, restaurantes, etc. A Praia de Palmas é realmente um charme.

Restaurante Morango de Palmas

Até o coqueiro tem morango

Pousada Acorde

Charme de padaria

Igreja de Palmas

Paramos então no restaurante, tomamos caipirinha, cerveja e fizemos nosso pedido de almoço.

Restauramte Palmas

Gamela

Maracujá

Ameeei essa praia

Almoço

Após o almoço, curtimos o mar, tomamos ducha e aguardamos nosso taxi boat chegar.

Adoramos essa barraca

Restaurante movimentado

Aguardando o taxi boat

Voltando para Abraão

Descansamos um pouco e saímos para jantar. Para a data, havíamos planejado o Restaurante Armação dos Anjos, que nos foi muito bem indicado pelo Nato, da agência.
Adoramos o local, atendimento e principalmente a comida. Perfeito para comemorar meu niver.

Feliz
Sensacional

27 de dezembro - Quarta-feira

Chegou o dia de nos despedir da maravilhosa Ilha Grande.
Acordamos bem cedo, pois nosso barco era no primeiro horário, às 8h. Pelo horário, tivemos que tomar café da manhã na padaria, pois no hotel ainda não era servido, o que achamos uma falha.

Café da manhã bem cedo, às 6h

Com tudo arrumado, ainda deu tempo de tirar umas últimas fotos e partir.

Hora de ir embora

Volte sempre!

Embarcados

Chegamos em Angra e nos dirigimos até o estacionamento. Trocamos de roupa e pegamos estrada, rumo a Santos.

Em terra firme

Igreja de Santa Luzia

Santos 279 km, parece perto

Às 11h, fizemos uma primeira parada na Marina Boa Vista, em Paraty. Como já estávamos com fome, comemos uns salgados.

Fome

Lindo visual

Logo chegamos em Ubatuba e às 13h30, fizemos uma parada para visitar uns amigos do Rio, que estavam em Maranduba.

Ubatuba

Parada em Maranduba

Amigos cariocas

Colocado o papo em dia, seguimos viagem e então paramos em Caraguá, na Praia da Mococa, para visitar outros amigos.
Seguimos viagem e pegamos muito trânsito em São Sebastião. Depois o trânsito ficou livre e depois entupiu de novo.

Estrada livre

Por volta das 16h paramos para almoçar em Boiçucanga.

Almoço em Boiçucanga

Trânsito

Seguimos viagem com trânsito pesado e chegamos na balsa do Guarujá às 19h30.

Balsa lotada

Meu piloto

Travessia Guarujá - Santos

Chegamos no apartamento às 20h30. Exaustos, apenas comemos alguma coisa e dormimos.

Santos

Estivemos em Ilha Grande RJ de 22 a 27 de dezembro de 2018

(continua no próximo capítulo)

Curiosidades sobre Ilha Grande - RJ
  • Ilha Grande é uma ilha pertencente a Angra dos Reis
  • É a maior ilha do estado do Rio de Janeiro e a sexta maior ilha marítima do Brasil
  • Com relevo acidentado e montanhoso, as maiores elevações são o Pico da Pedra D'Água (1.031 metros) e o Pico do Papagaio (982 metros), sendo este o mais famoso, devido a sua forma pitoresca
  • O principal vilarejo é a Vila do Abraão, com aproximadamente 3.000 habitantes, onde se concentra a maior parte da infraestrutura da ilha, como posto de saúde, escola, correios, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar
  •  A vila conta também, com ampla oferta de pousadas, campings, bares, restaurantes, padarias, farmácias, mercados, sorveterias e demais comércios para turistas
  • Um serviço de barcas liga diariamente a Ilha Grande com Angra dos Reis e Mangaratiba, no continente
  • Algumas outras pequenas comunidades espalhadas pela ilha, também dotadas de infraestrutura turística, como a Praia Vermelha, a Enseada do Bananal e a Praia do Japariz
  • As atividades econômicas giram em torno da pesca e principalmente, do turismo. A ilha oferece atualmente, muitas alternativas turísticas: passeios de barco, praias com águas calmas para mergulho em família, praias destinadas à prática do surfe, trilhas ecológicas por dentro da mata ao centro da ilha, mountain-bike, além de algumas atrações históricas
  • Na Ilha, há 4 unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual da Ilha Grande, o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios. Todas essas áreas visam a garantir a proteção da flora e fauna da grande reserva de mata atlântica existentes na ilha e da vida marinha em seu entorno
  • Praias de Ilha Grande: Abraão, Palmas, Lopes Mendes, Aventureiro, Dois Rios, Longa, Enseada das Estrelas, Itaguaçu, Parnaioca, Meros, Castelhanos, Jurubá, Funil, Praia Vermelha, Araçatiba, Bananal, Sítio Forte, Lagoa Verde, Lagoa Azul, Saco do Céu, Caxadaço, Provetá e Japariz