quinta-feira, 2 de maio de 2019

Tuiuti - SP

Acordamos tarde e sem nada programado. Recebemos uma mensagem de um casal de amigos, dizendo que estava de moto em Pedreira.
Decidimos ir até lá encontrá-los e passar o dia com eles.

A bela paisagem da estrada de Pedreira

Chegando em Pedreira, aproveitamos para dar uma olhada nas lojas, para não perder o costume.

Pausa para as compras
Decoração



Já pensando no almoço, combinamos de esticar até Tuiutí.

Rumo a Tuiuti

Bem-vindos

Como sempre, havia uma certa fila de espera no Restaurante Ponto do Peixe, mas logo nos chamaram e nos acomodamos numa mesa bacana.
Nos servimos do buffet de salada e pedimos porções de peixe e camarão. Tudo estava muito bom.

Porção de peixe do Ponto do Peixe

Um brinde ao domingo e a amizade

Após o almoço, pegamos estrada e retornamos por Morungaba. Como eles não conheciam a estrada pela terra, voltamos por lá.

Propriedades rurais de Tuiuti

Estrada com belas paisagens

Morungaba

O trajeto foi feito pela Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira, também conhecida por estrada da Cristo e estrada da Embratel.
Bem no topo há uma bifurcação para o Observatório de Capricórnio ou para a Fazenda Bonfim. Seguimos pela Fazenda Bonfim.

Pico das Cabras


Casa sede da fazenda Bonfim



Localizada no distrito de Joaquim Egídio, a Fazenda Bonfim é uma linda propriedade e foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), em 2016. Fundada em 1820 pelo capitão-mor Floriano de Camargo Penteado, está situada na Serra das Cabras e foi uma das mais bem estruturadas de produtoras café da região. É também uma das mais preservadas fisicamente e tem vasto material histórico, importante para a memória de Campinas, mesmo porque estão intactos os edifícios originais.

Belíssima Fazenda Bonfim



Preservação

Ao fim da terra em Joaquim Egídio, seguimos pela Rodovia Dr. Heitor Penteado e logo estávamos em casa.


Estivemos em Tuiuti, em 25 de novembro de 2018


Curiosidades sobre Tuiuti - SP
  • Distância de Campinas: 73 km
  • Distância de São Paulo: 111 km
  • Pertenceu a Bragança Paulista e foi emancipada em 1991
  • Realiza ao longo dos anos, várias festas tradicionais, como a Festa em Louvor a São Sebastião (janeiro), Carnaval (fevereiro e março), Encenação da Paixão de Cristo do Grupo Oração e Missão (abril), Aniversário de Emancipação (maio), Festa em Louvor a Santo Antônio (Junho), Festa Junina do Grupo Oração e Missão (junho e julho), Festa em Louvor a Nossa Senhora dos Remédios (agosto), Festa do Divino Espírito Santo (setembro), Dia das Crianças (outubro) e as Festas de Fim de Ano (dezembro)
  • Cidade pequena, com pouco mais de 6 mil habitantes, está localizada no vale formado pela Serra de Santa Cruz e Serra do Arraial. Por se tratar de uma localização privilegiada, recebe turistas de toda região
  • Uma das principais riquezas do município é a água, de seus rios, córregos, cachoeiras e até de fontes de água mineral, ainda inexploradas
  • O Parque do Lago, local procurado por moradores e visitantes para caminhadas e passeios, conta com academia ao ar livre, banheiros com acessibilidade, beleza naturais e observação de aves
  • A Igreja Matriz, surgiu da primeira capela construída em homenagem a São Sebastião, em 1890
  • Restaurantes servem pratos preparados com traíra, peixe típico da culinária local
  • A pesca é uma tradição entre os moradores de Tuiuti. A cidade foi uma das pioneiras do sistema pesque-pague e ainda possui vários desses pesqueiros abertos para receber moradores e turistas
  • Aniversário da cidade em 19 de maio


Nenhum comentário:

Postar um comentário