quarta-feira, 5 de abril de 2017

Ribeirão Preto - SP

27 de fevereiro

Aproveitamos o feriado do Carnaval para pegar estrada e o destino escolhido foi Ribeirão Preto. Saímos na segunda-feira por volta das 10h30, sem pressa e sem compromisso com nada, afinal seria uma viagem solo.
O dia estava bonito, com céu aberto e temperatura agradável. Partimos sentido Limeira, passamos por Leme, Pirassununga e a estrada estava super tranquila.

Feriado de Carnaval

Lá pelas 13h, fizemos uma parada na cidade de Cravinhos para conhecer o famoso Bar do Beto Vaca.
Fomos recepcionados pelo próprio, que nos preparou porções deliciosas. Aproveitamos e almoçamos por lá mesmo. Uma caprichada salada e uma sensacional porção de costelinha com batata. Conhecer o Beto Vaca foi uma experiência inesquecível. Em breve, detalhes no Blog Dicas da Mi

Bar do Beto Vaca - Cravinhos

Amém!

Porção deliciosa: Costelinha com batatas

Seguimos viagem e logo estávamos em Ribeirão Preto. Fomos procurar um hotel e entre algumas opções, escolhemos o Oásis Plaza Hotel. Nos hospedamos e subimos para a piscina, para aproveitar o final da tarde de calor.

Chegando em Ribeirão Preto

Boa opção de hospedagem

Relax na piscina

Descansamos até a noitinha e saímos para curtir Ribeirão, com suas inúmeras opções gastronômicas.
Fizemos aquela visita básica no Pinguim, onde tomamos um choppinho e comemos um lanche.

Parada obrigatória no Pinguim

Tradição

De lá, procuramos um lugar agradável e com boa comida e então resolvemos conhecer o Cupim do Paulim.
Especializado em cupim, o bar/restaurante estava lotado e possuía um cardápio com muitas variedades. Comemos uma porção de cupim casqueirado com mandioca e espetinhos deliciosos. Recomendadíssimo e em breve estará no Blog Dicas da Mi.

Cupim do Paulim é sucesso!

Cupim casqueirado com mandioca cozida

Retornamos para o hotel para uma boa noite de sono.

28 de fevereiro

Na manhã seguinte, acordamos lá pelas 10h e fomos tomar o delicioso café que estava servido.
Arrumamos as malas e fechamos a conta.

Café no Oásis Plaza

Antes de nos despedir de Ribeirão, fomos conhecer o Santuário das Sete Capelas, que faz parte do Complexo Cultural da cidade e está localizado no Morro do São Bento.

Escultura: Ao Motoqueiro, localizada na Praça da Bíblia
Homenagem aos motociclistas vítimas de acidentes de trânsito

O Santuário foi idealizado pelos monges beneditinos e sua construção se prolongou por quase dez anos. Cada capela mantém sua individualidade no que se refere ao conjunto arquitetônico, mas formam um interessante conjunto. São dispostas em semi-círculo e voltadas para o centro. É um lugar muito bonito que transmite uma paz e uma energia muito gostosa.

Santuário das Sete Capelas

Benção de São Judas Tadeu

Santuário

Seguimos viagem e o retorno foi sentido Serrana, pois nossa próxima parada prevista, seria em Cajuru.

Rodovia Abrão Assed (SP-333)

Chegamos em Cajuru, que é conhecida pelas suas belezas naturais.
Fomos até a Cachoeira da Serra, mas infelizmente não pudemos entrar, pois estava interditada pelos bombeiros que estavam a procura de um rapaz que havia se afogado.

Cajuru

Voltamos para a estrada e nossa última parada foi no Frango Assado de Mogi Guaçu, para beber água gelada, pois estava muito calor.

Última parada, Mogi Guaçu

Rapidinho estávamos em casa, finalizando mais uma viagem muito bacana.

Estivemos em Ribeirão Preto, em 27 e 28 de fevereiro de 2017

Curiosidades sobre Ribeirão Preto - SP
  • É conhecida como a Capital Nacional do Agronegócio
  • É classificada como o 25° maior PIB brasileiro
  • A cidade possui importantes universidades, centros universitários e faculdades
  • A Agrishow é uma feira internacional de tecnologia agrícola  e é considerada a segunda maior feira do tipo no mundo e a maior da América Latina. Sua primeira edição, ocorreu em 4 de maio de 1994
  • A Choperia Pinguim é uma das mais famosas e tradicionais choperias do Brasil. Inaugurada em 1936, é considerada um ponto turístico muito importante da cidade
  • No Santuário das Sete Capelas, as capelas são dispostas em semi-círculo e voltadas para o centro. É composto pela Capela de Nossa Senhora das Graças, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, São Jorge, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da escadaria - a Capela da Penitência. É importante notar que as capelas foram edificadas em uma escavação de pedreira, ficando assim o santuário guarnecido em todo o seu perímetro por rocha.