sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Nazaré Paulista - SP

O destino da vez, foi Nazaré Paulista, onde marcamos de almoçar no Bar do Taíde, às margens da represa Atibainha.
Como acesso se dá por terra e o tempo tem que estar firme, esse passeio foi adiado por três vezes, mas finalmente, chegou o dia e o domingo amanheceu com céu aberto e azul, perfeito para um passeio off road.
Nos encontramos no Posto Sukão da Rodovia Dom Pedro I e logo, todos que haviam combinado, estavam presentes. Partimos em cinco motos.

Motoca para terra

Para chegar ao Bar do Taíde por terra, há dois caminhos: um deles entrando pela cidade de Nazaré Paulista e outro que margeia a represa. Como optamos por margear a represa, a entrada teve que ser feita na placa que indica o Bairro Parque das Águas.

Entrada no bairro Parque das Águas

Por baixo da rodovia

O caminho é todo por terra e a paisagem é simplesmente maravilhosa. Encontramos muitas motos de motocross, bicicletas e triciclos pelo caminho. A estrada é muito boa, mas como é estreita, deve-se ter muito cuidado, principalmente com os carros, que infelizmente abusam da velocidade.

E começa a aventura

Seguir sempre margeando a represa

Show de visual

Off road

Linda região

Atenção constante
Atenção redobrada

Seguimos por 20,1 quilômetros até chegar ao Bar do Taíde, onde fomos muito bem recepcionados por ele e sua esposa, a Dona Jura. Como já estávamos com fome, atacamos as delícias preparadas na cozinha da Dona Jura.

Saladinhas fresquinhas

Samambaias

Clube do Bolinha

As belas

Para saber mais sobre o Bar do Taíde, acesso o Blog Dicas da Mi.
Após o almoço, descemos até a represa para contemplar a bela paisagem e depois ficamos de papo, curtindo a sombra do restaurante.

Bar do Taíde ao fundo

Represa

Pudim para finalizar

Para encerrar a tarde, comemos um delicioso pudim de leite e preparamos a partida.

Prontos para pegar estrada

Nas alturas

Delícia de passeio

Retornamos pela outra outra opção de caminho, que passa pelo Mirante do Cruzeiro e acaba no asfalto, já na cidade. Esse percurso marcou 14,8 quilômetros, também de terra. Nesse ponto, pegamos a Rodovia Dom Pedro I e retornamos para casa felizes, por finalmente termos feito o caminho de terra até o Taíde.

Estivemos em Nazaré Paulista, em 31 de julho de 2016

Curiosidades sobre Nazaré Paulista - SP
  • Distância de Campinas: 83,7 km
  • Distância de São Paulo: 85,8 km
  • É conhecida como a Cidade Presépio
  • O forte da cidade é o turismo ecológico
  • A zona rural do município produz flores, escargot, rãs, cogumelos, mel, queijos, pinga e farinha
  • No artesanato destacam-se os bordados, o crochê e a pintura em tecido
  • O pequeno município apresenta relevo montanhoso, atingindo 1.030 m de altitude, com nascentes, cachoeiras e águas represadas em seus vales
  • O principal atrativo para os turistas é a Represa Atibainha, onde existem diversas marinas e por onde passeiam centenas de visitantes e moradores nos dias de sol e calor
  • A festa mais tradicional da cidade é a Festa do Divino, que acontece sempre no último final de semana de junho, é servido para todos os participantes o prato tradicional da cidade, o Afogadão (cozido de carne de boi com batatas)
  • A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, foi fundada em 1676 e deu origem ao nome da cidade