sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Expedição Bahia - Episódio Final (Mariana, Lavras Novas, Ouro Preto)

30 de dezembro: De Vila Velha a Mariana

Acordamos cedo, pois era dia de pegar estrada e enfrentaríamos 440 km, até nosso destino, Mariana - MG.
Tomamos aquele café da manhã delicioso, e ainda é tempo de mencionar que os donos da pousada eram mineiros, concluindo-se que a estadia foi muito boa.

Lindezas

Aliás também foi dia de nos despedir das lindas aves que cantavam para a gente no café da manhã.

Nos despedindo de Vila Velha

Seguimos pela BR 262, e estávamos na famosa Rota Imperial, formada por 14 municípios capixabas e 17 mineiros. O trajeto é a reprodução do caminho usado por Dom Pedro II para chegar a Santa Leopoldina.
O percurso é maravilhoso, com relevo encantador repleto de montanhas, cachoeiras e um clima delicioso. Assim que entramos nas Serras Capixabas, a temperatura despencou 10 graus. Que delícia, até senti um friozinho, que nem sabia mais que existia, rs.

Rota Imperial

O trecho realmente é lindo. A cada cidadezinha que íamos passando, ficávamos encantados com seus portais. A região é muito procurada pelo agro e ecoturismo e devido ao clima frio, também muito procurada para um final de semana romântico. Diversos restaurante e pousadas, completam o belo cenário.

Linda região serrana

Nos deparamos com muitos circuitos, entre eles o Chapéu, Galo e Vale da Estação, que foram lançados em 2009 como Circuitos Turísticos Rurais. Nessas rotas, as porteiras são abertas para os visitantes conhecerem o cotidiano da vida na roça. As propriedades oferecem passeios, hospedagem, caminhada ecológica, pesca, visitas técnicas às plantações, artesanato, produtos caseiros, chocolates e variadas opções de alimentação.


Diversos circuitos pelo caminho

Passamos também pelo famoso Parque Estadual da Pedra Azul. Localizado no município de Domingos Martins, foi criado em 1991 para proteger um conjunto de valores culturais e naturais, entre eles, a Pedra Azul, de formação de granito e gnaisse a 1822 metros de altitude, a qual pode ser vista de longe.
A Pedra Azul, tem esse nome, porém muda de cor, podendo ser azul, verde ou até mesmo amarela, dependendo da incidência da luz solar. Entretanto, na maior parte do tempo ela é branca acinzentada. Estima-se de que a Pedra Azul muda de cor 36 vezes por dia.


Parque Estadual da Pedra Azul


Queda d'água


Estrada tranquila

Quando passamos pela Pedra Azul, ela estava um pouco encoberta e com tom esverdeado. 

Pedra Azul

Venda Nova do Imigrante - ES


Região de aventura

Paramos para almoçar em um restaurante na beira da estrada, na cidade de Irupi, a poucos km da divisa. Comidinha caseira e deliciosa, que deu ânimo pra seguir viagem, porém não podíamos comer muito para não ter sono.


Torresminho

Bem alimentados e com as motos abastecidas, seguimos viagem.
Logo cruzamos a divisa de estados e chegava a vez de desbravar Minas Gerais.

Divisa: Espírito Santo e Minas Gerais


Passamos pela cidade de Ponte Nova, fizemos uma parada para beber água e seguimos viagem.

Mariana, aí vamos nós

Ponte Nova - MG

Estrada Real

Quando estávamos perto de Mariana, a chuva começou a cair. Foi a primeira vez em nossa viagem que pegamos chuva. Dali pra frente, não foi possível registrar fotos, pois a chuva foi forte.

Chuva

Tempo fechou

Chegamos em Mariana por volta das 17h e a chuva já tinha passado. Fomos a procura de uma pousada e após pesquisar umas quatro ou cinco, escolhemos o Hotel Faísca, por ter disponibilidade para o período que pretendíamos ficar e também por ser muito bem localizado.
Nos acomodamos, tomamos aquele banho e saímos a pé pela cidade para passear um pouco.

Encantadora Mariana - MG


Praça Minas Gerais: 
Igreja de São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo


Ruas de pedra e casario

Estive em Mariana há vinte anos e a cidade continua igualzinha. Notei apenas o fraco movimento, mas depois, viemos a saber pelos moradores, que a divulgação na TV sobre a tragédia da Samarco em Mariana, afastou os turistas, que por medo, estão procurando outros destinos para as férias. Vale destacar, que o acidente ocorreu no subdistrito de Bento Rodrigues, localizado a 35 km do centro de Mariana, que graças a Deus, nada sofreu. 
Em nossa caminhada, passamos pelas ruas e praças que estavam lindas, todas enfeitadas para o Natal.

Caminhada pela cidade

Iluminação especial para as festas

Centro
Praça decorada

Escolhemos a Pizzaria e Restaurante Dom Silvério para jantar. Um lugar muito agradável e com um cardápio apetitoso. Por sugestão da garçonete, fomos de pizza, que segundo ela é o forte da casa.
O calor estava bravo e tomamos umas cervejas enquanto aguardávamos a pizza. Quando chegou, estava maravilhosa e agradou a todos. 
Depois passeamos mais um pouco pelo centrinho e retornamos para o hotel.

Os comilões


Deliciosa pizza



31 de dezembro: Mariana, Lavras Novas e Ouro Preto

Acordamos, tomamos um belo café com o melhor pão de queijo de toda a viagem e partimos para dar umas voltas pela cidade, mas dessa vez de moto, pois as ladeiras são imensas.

 
Dei prejuízo nesse pão de queijo

Pelas ruas de Mariana

Pelas ruas de Mariana



Pelas ruas de Mariana



Pelas ruas de Mariana



Igreja de São Pedro

Mirante

Isso vale ouro

Depois do tour pela cidade, pegamos estrada para conhecer Lavras Novas, a 36 km de Mariana. Ficamos curiosos para conhecer o local, que foi muito bem recomendado pelo amigo Ricardo, de Vitória - ES.
Seguimos por uma ótima estrada até chegar em um trecho de terra. O caminho todo é bem sinalizado e a paisagem é incrível.

Bela paisagem

Estrada Real


Lavras Novas


Percurso bacana

Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto e foi fundado aproximadamente em 1716. Recentemente descoberta pelos turistas, atrai aqueles que procuram cultura local, tranquilidade, ecoturismo, natureza, aventura e uma ótima gastronomia. Com seu grande potencial turístico, possui diversas pousadas, chalés, sítios, casas e campings, tudo em meio as montanhas. Restaurantes, bares e cafés completam o cenário.

Chegamos


Casas alegres


Casas alegres

Ao chegar, já ficamos encantados com o clima, as casinhas coloridas e o alegre comércio. Muitos turistas caminhando pelas ruas e em busca de cachoeiras, trilhas, etc.

Casas alegres


Casas alegres


Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Café O Chá Lá


Restaurantes


Detalhes


Lojinhas


Artesanato


Nossas motocas

Me deparei com um visual que me enfeitiçou: um restaurante charmoso com mesinhas montadas no quintal. Fui dar uma espiada e gentilmente fui convidada para conhecer o interior do mesmo.
O local chama Casa Ad'Vinho e é simplesmente indescritível. No ar, havia um cheirinho de comida que estava nos levando ao delírio. O prato do dia era costelinha de porco com ora-pro-nobis, mas infelizmente era cedo para almoçarmos.
A decoração é toda feita com trabalhos de um dos proprietários, que é artista plástico. Peças lindas ficam em exposição em uma sala na entrada. Fomos levados a conhecer a adega no porão, muito interessante. 
Acabamos nos sentando um pouco e degustamos um delicioso antepasto de berinjela. Um dos motivos que me faz querer voltar a Lavras Novas, é poder apreciar mais de tudo que a Casa Ad'Vinho proporciona.

Quintal da Casa Ad'Vinho


Interior da Casa Ad'Vinho


Quintal da Casa Ad'Vinho


Quintal da Casa Ad'Vinho


Casa Ad'Vinho


Artes da Casa Ad'Vinho

Uma curiosidade de Lavras Novas, são as casinhas tortas que compõem uma fachada muito alegre e divertida. Em uma delas, entrei para tirar foto e havia um recado do artista, pedindo uma contribuição. Claro que depositei no cofre, que estava fechado com cadeado. 

Fachadas


Casinhas


Por dentro da casinha, rs


Que fofura essa casinha torta

À noite, a música toma conta do bucólico distrito e a tranquilidade dá lugar ao agito. 
Andamos por tudo e entramos em alguns lugares para conhecer, mas tínhamos que ir, pois Ouro Preto era nosso próximo destino.




Nas alturas


Nós


Montanhas


Totem da Estrada Real

Seguimos então para Ouro Preto e também percebemos que a cidade não estava muito cheia. Passeamos pelas belas ruas de pedra e subimos uma porção de ladeiras, que são verdadeiros testes de capacidade física.

Ouro Preto - MG


Ruas de Ouro Preto

Bora enfrentar essa ladeira?

Ladeira vencida, rs

Praça Tiradentes


Igreja Nossa Senhora do Carmo

Casarões

Estávamos com fome e paramos no restaurante Casa do Ouvidor, super tradicional na cidade, fundado em 1972.
Ambiente clássico, lindos vitrais e uma perfeita decoração, tornam o local muito agradável.
Escolhemos um prato típico, o Tutu à Mineira, que estava delicioso.

Restaurante Casa do Ouvidor


Tutu à Mineira

Após o almoço, passeamos mais um pouco, comemos chocolates, entramos em umas lojas de cachaças, de pedras e retornamos para Mariana, afinal, precisávamos descansar um pouco, pois era noite de Reveillon.

Varanda da Casa do Ouvidor


Museu da Inconfidência




Descansamos, nos arrumamos e seguimos para a praça a procura de um lugar para passar a virada.
Os poucos lugares abertos, já estavam lotados, então escolhemos o Exagerado Fried Chicken pela gostosa varanda, pois a noite era de muito calor.
O local nos surpreendeu pelo atendimento e pela qualidade da comida.


Nosso Reveillon em Mariana


Filé acebolado com aipim


Viva 2016





Bem na hora da virada, São Pedro mandou uma chuva forte e adoramos, pois nada melhor do que entrar o ano com a alma lavada.
Após jantar e a chuva passar, retornamos para o hotel, pois no dia seguinte, nossa viagem era direto até em casa.

Valeu 2015!!! Viva 2016!!!



1 de janeiro: De Mariana a Campinas

Acordamos cedo, tomamos um café reforçado (quase coloquei uns pães de queijo na mala), malas 
prontas, motos abastecidas e era hora de voltar para casa. Enfrentaríamos 638 km até Campinas.
O dia estava lindo e pra variar, quente.

Bora pra casa

Circuito do Ouro


Belas paisagens




A estrada estava ótima, sem movimento e em boas condições. Passamos pelo Circuito do Ouro e fizemos uma parada na pequena cidade de Lagoa Dourada, famosa pelos rocamboles.

Lagoa Dourada


Tentação


Comprinhas


O legítimo


Igreja do Rosário

Seguimos viagem e paramos para almoçar em Três Corações. De lá pra frente, o tempo começou a fechar e pegamos uma bela chuva.

Ótimo: Leiam o adesivo


Vem chuva

Fizemos uma última parada em Cambuí, na loja Queijos e Doces Santa Edwirges, uma verdadeira tentação. Lá tomamos café, comemos um delicioso pão de queijo e claro, fizemos uma compra conforme o espaço que restou em nossas malas.
Ainda chovia, mas já estávamos próximos de casa, restando no máximo, uma hora e meia de viagem.

Lanche da tarde na Santa Edwirges 

Já em Campinas, na Rodovia Dom Pedro, paramos para nos despedir do casal de amigos, Paulinho e Cris.

Linda viagem

Campinas


Depois de 10 horas de viagem, chegamos em casa com um sentimento muito gostoso de Missão Cumprida.


10h12m de viagem


Muito bom chegar em casa


Quem disse que quem viaja de moto
não faz comprinhas?


Resumindo a Expedição Bahia, rodamos 4.052,2 km em 14 dias de viagem. Passamos por lugares lindos, aproveitamos ao máximo da maravilhosa culinária regional, conhecemos muita gente bacana e fomos recebidos com carinho em todas as cidades, sempre com um desejo de boa viagem, Feliz Natal e Feliz Ano Novo.
Também passamos muito calor, lavamos muita roupa no chuveiro, ficamos sujos de terra até o pescoço, com os corpos doloridos, as três garupas com os esmaltes derretidos e as unhas quebradas, todos ganhamos uns quilos nada desejados, mas o mais importante é que foi uma viagem perfeita, na qual todos chegaram em casa em segurança, com as motos intactas e com gostinho de quero mais.
Valeu pela companhia amigos!!!!


Participaram da Expedição Bahia (19/12/2015 a 1/1/2016):
  • Beto e Mi
  • Eduardo e Ana Maura
  • Paulinho e Cris




Estivemos em Mariana, de 30 de dezembro de 2015 a
1 de janeiro de 2016

Estivemos em Ouro Preto, em 31 de dezembro de 2015


Curiosidades sobre Mariana - MG
  • Distância de Campinas: 637 km 
  • Distância de São Paulo: 643 km 
  • Foi a primeira vila, cidade e capital do estado
  • Foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português
  • É uma das cidades que integram o Quadrilátero Ferrífero, região responsável por 60% de toda a produção nacional de minério de ferro
  • Possui um enorme patrimônio arquitetônico do barroco produzido durante o Brasil Colonial
  • O bicentenário Bloco Zé Pereira da Chácara é mais antigo bloco carnavalesco em funcionamento do Brasil
  • O Subdistrito de Bento Rodrigues, localizado a 35 km do centro de Mariana, conhecido por ser uma área de intensa mineração, sofreu uma grande tragédia no dia 5 de novembro de 2015, na qual ocorreu um rompimento de barragens de mineração, causando uma enxurrada de lama de rejeitos, que percorreu quilômetros vale abaixo, causando imensa destruição, com mortos e desaparecidos
  • Aniversário da cidade: 16 de julho

Curiosidades sobre Ouro Preto - MG
  • Distância de Campinas: 665 km 
  • Distância de São Paulo: 671 km 
  • É conhecida também por Cidade Onde os Sinos Dobram
  • Recebeu o nome de Ouro Preto, devido a uma característica do mineral encontrado na época: o ouro era escurecido por uma camada de paládio, dando-lhe tonalidade diferente da normal
  • Em 1980, recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO
  • É considerada um "Museu a Céu Aberto", devido a arquitetura colonial preservada
  • As obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde são reconhecida internacionalmente e são consideradas como manifestações primeiras da cultura genuinamente brasileira
  • Anualmente, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto
  • Abriga o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina, o Teatro Municipal de Ouro Preto, que foi reaberto ao público em 2007, depois de restaurado
  • Aniversário da cidade: 8 de julho


Nenhum comentário:

Postar um comentário