sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Curitiba - PR (Via Rastro da Serpente)

Combinamos uma viagem com a galera para o feriado de 7 de setembro e o destino escolhido foi Curitiba, através do famoso Rastro da Serpente. Assim, fechamos a viagem em oito motocicletas.
A saída foi no sábado, dia 5 e o primeiro ponto de encontro, foi no Posto Ipiranga Rodocamp, no Distrito Industrial de Campinas, onde às 7h nos encontramos com o Jorginho e a Waniza, Paulinho e Cris, Junior e Luis.

Encontro com os Samambaias de Campinas

Pontualmente todos estavam no local marcado e seguimos para encontrar a "Facção Sorocaba".
Chegamos no Posto Ruff de Sorocaba conforme horário combinado, às 8h, e lá nos encontramos com o Alessandro e Ivani, Eduardo e Ana Maura. A galera estava formada e animadíssima para a viagem.

Samambaias prontos para encarar o Rastro da Serpente

Orquídeas animadas

Bora pegar estrada

Com as motos abastecidas, partimos pela Rodovia Raposo Tavares sentido Itapetininga e um pouco antes de chegarmos a Capão Bonito, fizemos um reagrupamento e alguns decidiram colocar as roupas de chuva, pois o tempo começava a fechar.

Reagrupamento e puxada de orelha do Xerife GG

Tocando a viagem

Logo chegamos em Capão Bonito, onde fizemos uma parada obrigatória no Porthal Rastro da Serpente. O local é muito bacana e um belo ponto de encontro dos motociclistas que por ali passam. Ótimo para tirar fotos, comprar camisetas, beber uma água e dar aquela esticada nas pernas.

Samambaias marcando presença no Porthal

Betão no Rastro da Serpente

Betão e Mi

De lá seguimos para Ribeirão Grande, com o intuito de almoçar no Balaio e degustar um prato tradicional chamado Espeto de Rojão.

A caminho de Ribeirão Grande

Bem-vindos

Não demos sorte, pois o Sr. Claudio Balaio, não estava no local, e sua filha Aline nos informou que o prato é feito somente com reserva. Muito atenciosos, nos indicaram a Sorveteria e Lanchonete Parof para almoçar. Lá eles poderiam nos preparar o prato, mas levaria quase 1 hora.

O famoso Balaio

Assim, resolvemos almoçar os pratos do dia mesmo e ficamos muito satisfeitos com o sabor, a qualidade e o atendimento.

Galera faminta aguardando o almoço

Deliciosa comidinha caseira

Chaveirinhos do Espeto de Rojão do Balaio

Não degustamos o famoso Rojão mas ganhamos uns lindos chaveirinhos do Balaio.
Muito bem almoçados, abastecemos as motos , seguimos para Apiaí e lá fizemos mais uma parada para as fotos, no portal da cidade.

Abastecendo em Capão Bonito

A caminho de Apiaí

Parada em Apiaí

Betão, Jorginho, Paulinho e Junior

Waniza, Ivani, Miriam e Cris

Eu e o meu amor

Escultura de Apiaí

Vamos que as curvas nos aguardam

De Apiaí em diante, as curvas foram aumentando e o movimento diminuindo. A estrada estava bem tranquila e perfeita para nossa viagem. Passamos por Ribeira, que é a última cidade do estado de São Paulo e atravessando uma ponte sobre o Rio Ribeira de Iguape, estávamos na cidade de Adrianópolis, no Paraná.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, Ribeira - SP

Rio Ribeira de Iguape, que separa os estados de SP e PR

Paramos para tirar um pouco de roupa e beber água no primeiro posto que avistamos, pois o calor estava infernal.
Seguimos viagem e a paisagem ia ficando ainda mais bonita.

Sequência de lindas paisagens

Chegando a cidade de Tunas do Paraná, fizemos uma parada em um posto de gasolina, abastecemos as motos, comemos, tomamos um café e seguimos viagem, pois já estávamos bem próximos ao nosso destino.

Última parada antes de chegar a Curitiba

Fim de tarde e tempo bom

Chegamos em Curitiba por volta das 18h30 horas e logo localizamos o Hotel Confiance Batel, onde ficaríamos hospedados.
Cada um seguiu para seu quarto, descansou um pouco e nos encontramos no saguão para decidir onde jantar.

Hotel Confiance Batel

Sob medida

Por sugestão do Junior, que já conhecia o local, fomos jantar na Porcini Trattoria, bem em frente ao hotel.
A noite foi super agradável e todos ficaram satisfeitos com os deliciosos pratos escolhidos. Em breve, mais detalhes da trattoria, no Blog Dicas da Mi.

Jantar na Porcini Trattoria

Massas deliciosas

Exaustos, voltamos para o hotel e dormimos feito anjos.
Na manhã seguinte, nos encontramos no salão de café da manhã e já combinamos um tour pela cidade.

Ótimo café da manhã

Prontos para o passeio

Preparados para o frio

Fazia frio e uma chuvinha ameaçava cair. Alguns decidiram colocar roupas de chuva e outros não.
Como o Junior conhece muito bem Curitiba, tocou na frente e nos levou para conhecer alguns pontos turísticos, como a Praça do Japão, a Feira do Largo da Ordem (onde pegamos um trânsito infernal), a Catedral Metropolitana e claro o Jardim Botânico, onde fizemos uma parada para encontrar um casal de amigos do Eduardo e Ana Maura, que residem na cidade e também são motociclistas, o Otávio e a Ana Lúcia.

Praça do Japão

Tour turístico

Catedral Metropolitana

Feira do Largo da Ordem

Sobre o Jardim Botânico, não tem como não se encantar com tamanha beleza do local e depois de muita conversa e muuuitas fotos, partimos para mais um tour pela cidade, dessa vez com o Otávio de guia.

Otávio e Ana Lúcia de Curitiba e Junior, nossos guias

Simplesmente, TUDO

Paisagismo impecável

Perfeito

Nossos Samambaias

As Orquídeas

Samambaias Selvagens no Jardim Botânico

Ele nos levou para conhecer o Museu Oscar Niemeyer e o Parque Barigui, no qual fizemos uma parada e encontramos  um grupo de jovens fazendo churrasco na linda área de lazer. As meninas e as crianças do grupo pediram para andar de moto e seus pedidos foram gentilmente atendidos pelos nossos pilotos.

Museu Oscar Niemeyer

Tour

Parque Barigui

Sensacional

A turma do churrasco

Rolê de motoca

Parque lindo demais

1° calçadão público do Brasil

Tiramos fotos e mais um pouco, já estávamos fazendo parte do churrasco deles, mas tínhamos que seguir para aproveitar o dia.
Assim, seguimos para a Vinícola Durigan, que é uma mega loja localizada no famoso bairro Santa Felicidade. Degustamos vinhos, queijos e dava vontade de comprar tudo, pois os produtos são de ótima qualidade. Um passeio obrigatório para quem estiver em Curitiba.

Famoso bairro Santa Felicidade

Vinícola Durigan

Ótimos vinhos

De lá, varados de fome, seguimos por sugestão da Marcia, prima da Ivani, para a Petiscaria do Victor, um lugar que impressionou pelo ambiente e qualidade dos pratos. Ali ficamos por um bom tempo jogando conversa fora e apreciando as delícias do cardápio, que em breve também estarão no Blog Dicas da Mi.

Petiscaria do Victor

Como entre os Samambaiais não tem miséria, por sugestão do Junior, fomos conhecer a tradicionalíssima Confeitaria Holandesa. O povo se jogou nos sensacionais doces preparados por lá, os quais você poderá conhecer logo mais no Blog Dicas da Mi.

Confeitaria Holandesa

Retornamos para o hotel para descansar um pouco e sair a noite, já que vários lugares que queríamos conhecer estavam fechados, como o Bar Stuart e Casa Velha por exemplo, para frustração total desta blogueira.
Apenas três casais se animaram para curtir a noite, eu e o Beto, Ivani e Alessandro, Ana Maura e Eduardo e fomos conhecer o Hard Rock Café, localizado na rua do hotel que nos hospedamos. Como era de se esperar, a casa é simplesmente um luxo.

Hard Rock Café

Sensacional

Adoooro

Depois de alguns chopps, tentávamos achar um outro bar para ir, e por sugestão da minha prima Suze, que mora em Curitiba mas infelizmente não encontrei pessoalmente, fomos conhecer o Bar do Alemão. O bar é muuuito bacana e ali ficamos por um bom tempo, pois estava super agradável, da conversa ao ambiente. Detalhes sobre o Bar do Alemão, confira no Blog Dicas da Mi.

Eu sou turista, eu posso, rs

Um brinde com Submarino, no Bar do Alemão

Largo da Ordem

Retornando ao hotel, os infinitos ainda tentaram ir a um pub, mas tinha acabado de fechar. Acho que foi aviso divino, pois pegaríamos estrada cedo.
Na madrugada caiu uma chuva muito pesada, tanto que acordei com o barulho dos trovões, e isso me deixou um pouco preocupada em imaginar como seria a nossa volta.

Galera reunida no café

No dia seguinte, para surpresa geral, o dia amanheceu lindo e conforme o combinado, tomamos café, ajeitamos as malas nas motos e pegamos estrada, com destino a Antonina, uma pequena cidade perto de Morretes.

Portal da Serra da Graciosa

Na entrada da Serra da Graciosa, paramos para tirar umas fotos e um pouco de roupa, pois estava muito quente. Mas foi só começar a descer a serra que a neblina tomou conta da estrada e a temperatura caiu absurdamente de 34 para 14 graus. Lá foi a samambaiada colocar as jaquetas de novo, rs.
O movimento estava tranquilo e a descida foi muito agradável, encontrando com vários grupos de moto pelo caminho.

Descida da serra

Não tinha hortênsia, mas tinha orquídea

Obrigada pela foto Ivani!!!

Olha a gente ai!!!

Chegamos a Antonina, que é muito charmosa, mas a galera decidiu seguir viagem e almoçar na estrada, pois perderíamos muito tempo com o grande movimento nas cidades turísticas.

Charmosa Antonina

Theatro Municipal e Igreja Matriz

Abastecemos as motos e subimos a serra, que ao contrário da descida, estava lotada e com trânsito bem lento.

Mais um abastecimento

Paramos para almoçar em Campina Grande do Sul e mandamos ver numa maravilhosa chuleta com polenta e feijão preto.

Almoço em Campina Grande do Sul

Chuleta nota 1000

Estava tudo muito bom, mas era hora de pegar estrada. Seguimos pela Rodovia Régis Bitencourt até Juquiá, onde acreditem ou não, paramos numa padaria e fizemos mais uma boquinha.

Parada em Juquiá

Já era fim de tarde e nos apressamos para subir a serra até Tapiraí, que estava com muita neblina e lotada, afinal era retorno do feriado. Ao final da serra, fizemos um reagrupamento e dali para frente pegamos uma chuva lascada.

Serra Tapiraí-Juquiá

Trânsito intenso e neblina

Reagrupamento
Aqui o assunto nunca termina

Fizemos uma última parada em Sorocaba, onde abastecemos as motos e nos despedimos do casal Alessandro e Ivani, pois eles estavam praticamente em casa.

Despedida no posto

De Sorocaba a Campinas, continuamos debaixo de chuva e chegamos em casa por volta das 21h30, mais tarde do que pensávamos, mas graças a Deus, todos em segurança.
Para essa viagem, a previsão do tempo era chuva em tempo integral, mas por sorte, acabamos enfrentando a danada somente no final.
Nossos pilotos que estavam loucos para pegar belas curvas, ficaram mais que satisfeitos, pois foi um festival de curvas percorridas no Rastro da Serpente, na Serra da Graciosa e na Serra Tapiraí-Juquiá.

Estivemos em Curitiba, de 5 a 7 de setembro de 2015

Curiosidades sobre Curitiba - PR
  • Distância de São Paulo: 500,7 km
  • É conhecida como Cidade Modelo, Cidade Sorriso, Cidade Ecológica do Brasil e Capital das Araucárias
  • Anualmente realiza o Festival de Teatro de Curitiba, com produções nacionais e internacionais
  • Possui três pratos tradicionais: o barreado, o pinhão e a carne de onça