quinta-feira, 21 de julho de 2016

Curso de Pilotagem Honda - Indaiatuba


No dia 21 de junho, os Samambaias Selvagens se reuniram e passaram um dia diferente.
Por sugestão e organização do Samamba André Martins, formaram um grupo de 15 amigos motociclistas, agendaram o curso e partiram para Indaiatuba, cidade mais próxima de Campinas que possui o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), o qual oferece treinamentos a motociclistas com o objetivo de difundir conceitos de pilotagem segura.

Samambaias prontos para o Curso de Pilotagem

O CETH, inaugurou sua primeira unidade em Indaiatuba - SP em 1998. Ocupa uma área de 30 mil m², entre sede administrativa e espaço para treinamentos práticos. Na parte externa, a área de off-road tem cerca de 90 mil m².

Na recepção da Honda


Com o objetivo de aprimorar as técnicas e desenvolver habilidades na condução segura da motocicleta para poder enfrentar com mais segurança e desenvoltura situações encontradas no trânsito, o curso tem a duração de 7 horas, sendo 2 horas de parte teórica e 5 horas de parte prática.

Na sala de aula


Instrutora: Jaqueline Poltronieri

A aula teórica abrange temas como características da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos de proteção, técnicas de pilotagem (postura, curvas e frenagem de emergência) e estratégia de condução no trânsito (pontos cegos, posicionamento da motocicleta, adversidades, comportamento).

Aula prática


Aula prática

Pista de treino

A aula prática, é dada por meio dos exercícios, como alamedas grande e pequena, slalons duplo e simples, frenagem de emergência, na qual os participantes colocam em prática toda a teoria vista em sala de aula.


Todos a postos

Atenção nas instruções

 As motocicletas utilizadas para o curso são do próprio CETH. Os participantes devem levar seu capacete e estar obrigatoriamente de jaqueta ou camisa de manga comprida, calça, calçado fechado e luvas.

Motocicletas disponíveis para o curso

 O único pré-requisito para a realização do curso, é o condutor possuir a CNH categoria “A” , que não pode estar vencida.
O curso é gratuito e apenas solicitaram a colaboração de doação de 2 quilos de alimento não perecível, o que todos colaboraram com muito prazer.

Aluno Lagartão e instrutora Jaqueline

Para surpresa dos marmanjos, o curso foi ministrado por uma mulher, a jovem Jaqueline Poltronieri, que além de instrutora do Curso de Pilotagem da Honda, é campeã de motocross.






Ao final do curso, todos receberam seus certificados e ficaram muito satisfeitos com a oportunidade oferecida pela Honda.

Instrutora entregando certificado para o aluno Maurício

Bacana também foi poder apreciar o espaço Honda Fan Club, inaugurado em 2013 e com o maior acervo de motos Honda do país, com diversos modelos de motocicletas que marcaram a história da marca.

Motocicletas do acervo









Depoimentos

" O curso foi muito válido, mesmo para quem já possui experiência em pilotar, pois relembra detalhes importantes que deixamos de observar no dia a dia, principalmente em relação à direção defensiva. Muito bom também por passar uma série toques importantes que geralmente passam desapercebidos e fazendo o curso, gravamos na memória." - Roberto Ribeiro.

"Achei a iniciativa extremamente válida, todo curso sempre agrega alguma coisa. Repetimos o que já sabíamos, aperfeiçoamos o que fazíamos mal e aprendemos soluções novas para certas ocasiões." - Eduardo Saragioto

"Gostei bastante do curso, o CETH tem uma ótima infraestrutura para receber os motociclistas, um curso para iniciantes e para os mais experientes também, nossa instrutora Jaqueline foi muito atenciosa e teve paciência com nós motociclistas metidos a experiente. Tivemos um dia muito agradável com boas risadas e ainda fomos presenteados com acesso ao museu de motocicletas da Honda." - Alexandre Toloto


Um comentário: