segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Piracicaba - SP

Dia 08 de dezembro, foi feriado municipal em Campinas, em comemoração ao Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição e marcamos um passeio de moto para aproveitar a terça-feira.

Prontos para mais um passeio

Nos encontramos no posto Ipiranga na Rodovia Anhanguera e de lá partimos para Piracicaba. A princípio estava somente eu de mulher, mas em Piracicaba encontraríamos a Marilza, moradora da cidade. O dia estava lindo e as estradas tranquilas.

Uma estrada para nós

Junior foi guiando a turma, pois conhece bem a região.
Passamos pelo bairro Monte Alegre, que está em processo de revitalização, com o intuito de reforçar a importância institucional, cultural e histórica do local, apresentando diversas possibilidades de uso dos espaços, valorizando as mais variadas manifestações artísticas e culturais de Piracicaba. A bela e antiga Usina Monte Alegre, foi tombada pelo patrimônio histórico e há planos para que o futuro polo gastronômico da cidade seja instalado no bairro, que pelo visto, ficará muito bonito.

Hyundai ao fundo

Monte Alegre

Rumo ao centro

Tranquilidade

De lá passamos para pegar a Marilza e fomos passear no Engenho Central de Piracicaba, também tombado pelo patrimônio histórico e considerado o mais belo cartão postal da cidade. Localizado às margens do Rio Piracicaba, o Engenho Central tornou-se um importante complexo artístico cultural, que recebe anualmente importantes eventos como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Virada Cultural Paulista, Paixão de Cristo, entre outros.

Chegando no Engenho Central

Lindo presépio

A galera

As máquinas


O futuro motociclista também fez pose

Além de apreciar o conjunto de imponentes edificações datadas dos séculos XIX e XX que um dia abrigaram moendas, caldeiras e armazéns para a produção e estocagem de açúcar e álcool, ficamos muito felizes em ver o grande volume de água no Rio Piracicaba, que até meses atrás, estava praticamente seco. Ficamos um bom tempo contemplando sua beleza e força.

Transbordando alegria


A força da água

Bons momentos


De lá, fomos conhecer a Salumeria Vecchio Cancian, um bar/restaurante/açougue muito bem localizado no centro da cidade. Além do lindo ambiente interno, mesinhas são colocadas na calçada do outro lado da rua, onde uma sombra deliciosa acolhe bem os clientes, e claro que nos acomodamos por ali. 

Pausa para uma prosa

Linguiça artesanal

Tudo de bom

Após petiscar umas linguiças caseiras, não resistimos aos deliciosos doces da Dalila, uma jovem que vende sua produção nas ruas movimentadas da cidade. Recomendadíssimos, não deixe de experimentá-los. 

Brigadeiro de morango da Dalila

Partimos para o almoçar na tradicional Rua do Porto. Por sugestão da nossa amiga Marilza, almoçamos no Dezoito´s, onde fomos muito bem recebidos e no qual as motos foram estacionadas dentro do restaurante.

Entramos de moto no restaurante, rs


Ótimas vagas


2,5 kg de filhote

Matando a fome 

Almoçamos muito bem o famoso lombo de filhote, um delicioso cuscuz de camarão e depois de muita conversa e comilança, era hora de retornar pra casa. Mais detalhes sobre o restaurante, em breve no Blog Dicas da Mi



Até a próxima, Piracicaba

Marilza e Junior ficaram pela cidade, Eduardo pegou rumo a Sorocaba e os demais, retornaram para Campinas.
O dia estava quente e apesar das nuvens pesadas que se formavam, chegamos em casa antes da chuva.


Estivemos em Piracicaba, em 8 de dezembro de 2015

Curiosidades sobre Piracicaba
 - SP

  • Distância de Campinas: 71 km
  • Distância de São Paulo: 160 km
  • É conhecida como A Noiva da Colina
  • A cidade possui importantes centros universitários, destacando-se a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)
  • É famosa pelas Pamonhas de Piracicaba
  • É conhecida internacionalmente por sediar o Salão Internacional de Humor de Piracicaba
  • A Rua do Porto, com seus inúmeros restaurantes, atrai milhões de turistas ao ano
  • O Parque do Engenho Central é patrimônio histórico da cidade
  • A canção Rio de Lágrimas, composta em 1970, faz referência ao Rio Piracicaba
  • Aniversário da cidade: 1 de agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário